Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Alto consumo de Memória no Servidor

Bom dia,

Estamos tendo um problema no cliente que é o seguinte: mesmo que não tenho ninguém acessando o serviço QlikView, ele está com alto consumo de memória.

Alguém já passou por isso?

Rebeca

1 Solution

Accepted Solutions
Not applicable
Author

Rebeca,

Neste link dizem que é normal esse consumo de memória devido ao cache utilizado pelo QVS

http://community.qlik.com/thread/22208

Neste outro tópico, diz sobre a parametrização para otimização da memória usada pelo QVS

http://community.qlik.com/thread/20413

Acredito que não tem muito o que fazer neste caso.

Uma recomendação seria aumentar a quantidade de memória no servidor, mas iria refletir se o servidor for x64 pois servidores x86 não consegue gerenciar uma quantidade maior que 4gb de memória.

View solution in original post

12 Replies
Not applicable
Author

Olá Rebecca,

tem mais informações sobre o servidor? Sua capacidade? Os modelos de BI disponíveis nele e quanto de espaço está ocupando?

Tenho um caso onde o servidor tem 32GB de RAM e o QVS varia de 2GB a 7GB de RAM.

Seu caso é semelhante?    

Not applicable
Author

Boa tarde!

Servidor dedicado, 4 Ram, HD 80 (20 utilizado), modelos ocupando 700MB, o QVS está ocupando 1,5 GB.

Att.

Rebeca

Not applicable
Author

Boa Tarde,

Ja aconteceu um caso parecido aqui na empresa.

Apesar de não existir nenhuma pessoa acessando os documentos Qlikview o QVS estava ocupando um volume consideravel na memória do servidor.

Para voltar o consumo "normal" de memória utilizada pela aplicação eu baixei o serviço e depois liguei novamente. Atualmente utilizo o Qlikview Server 11 IR, e não percebi mais o problema.

Qual a versão do QV Server?

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Rebeca,

Este consumo é normal. 

  Depois que o serviço é iniciado, a medida que os usuários vão acessando as aplicações, a quantidada de memória utilizada pelo serviço "QVS" Qlikview Server vai sendo incrementada.

  Chega um momento que ela estabiliza, mas se a sua máquina não estiver dimensionada corretamente você começa a ter problemas de falta de memoria no servidor.

  Particularmente acho  muito pouco 4GB de RAM para um server Qlikview. Quase metade disso é ocupado pelo sistema operacional.

att,

Pablo Labbe

Consultor Qlkiview

Not applicable
Author

Eduardo,

Obrigada pelo retorno. Eu sabia sobre reiniciar os serviços, mas concorda que não dá pra ficar pedindo para reiniciar serviço?

Versão Developer 11.0.11440.0

Client Build Number 11.0.11414.0

Rebeca

Not applicable
Author

Pablo,

Não entendi a parte que você falou que a memória utilizada pelo serviço "QVS" vai sendo incrementada. Poderia me explicar melhor?

Como seria esse dimensionamento da memória que você falou? Você tem alguma sugestão?

Rebeca

Not applicable
Author

Rebeca,

Neste link dizem que é normal esse consumo de memória devido ao cache utilizado pelo QVS

http://community.qlik.com/thread/22208

Neste outro tópico, diz sobre a parametrização para otimização da memória usada pelo QVS

http://community.qlik.com/thread/20413

Acredito que não tem muito o que fazer neste caso.

Uma recomendação seria aumentar a quantidade de memória no servidor, mas iria refletir se o servidor for x64 pois servidores x86 não consegue gerenciar uma quantidade maior que 4gb de memória.

Not applicable
Author

Oi Rebeca,

provavelmente esse servidor não vai suportar o QVS ainda mais com modelos ocupando 700MB.

O ideal seria como o amigo acima falou, ter um server x64 e no mínimo 16GB de RAM (o ideal se não me engano é 32GB) e 8 núcleos de processamento.

Quando colocou isso numa outra empresa que eu trabalhava melhorou muito.

Not applicable
Author

Oi Rebeca,

provavelmente esse servidor não vai suportar o QVS ainda mais com modelos ocupando 700MB.

O ideal seria como o amigo acima falou, ter um server x64 e no mínimo 16GB de RAM (o ideal se não me engano é 32GB) e 8 núcleos de processamento.

Quando colocou isso numa outra empresa que eu trabalhava melhorou muito.