Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Max Set Analysis

Boa tarde,

tenho uma tabela dinâmica, aonde possuo a dimensão cliente e mês, na expressão informo uma soma de volume.

Estou pretendendo realizar um max nessa soma de volume e informar qual foi o mês.

Por exemplo:

- João no mês de janeiro teve volume de 10, no mês de fevereiro teve 12, no mês de março teve 08. Usando a minha lógica, gostaria que na tabela dinâmica, uma coluna informasse o max soma de volume, no caso 12, e qual foi este mês, no caso fevereiro.

Estou usando esse set analysis:  Sum(Aggr(Max(volume,mes),volume)) e o valor retornado é 08. Ou seja, ele pega o max do mes, no caso março, e informa o sum do valor, no caso 08.

Porém, oque eu gostaria que esse set analysis retornasse era valor 12 como sendo o max volume e Fevereiro para o mês, pois foi o mês com maior volume.

Grato pela atenção.

Labels (1)
15 Replies
Not applicable
Author

Alessandro,

nessa aplicação que você fez, eu informei mais de um valor dentro do mesmo mês.

Veja oque aconteceu com a informação da segunda dimensão que é criada.

Em vez de exibir o valor 61, referente ao mês de março para o cliente a, ele pega o maior valor que foi realizado nesse mês e não o sum do mês.

Entendeu?

Acredito que como o Pablo disse, tem que ser feito de outra forma.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Paulo, boa noite.

Ate agora eu estava pensando em o maior valor e nao o acumulado do mes.  Desculpe eu nao ter prestado atencao.

Segue o modelo com o resultado que acho seja o esperado.

A expressão foi um pouco mais elaborada......

if(SecondaryDimensionality()=0,

   aggr(if(rank(sum(Valor),4)=1,Mes),Cliente,Mes) & ' ' & max(aggr(if(rank(sum(Valor),4)=1,sum(Valor)),Cliente,Mes)),

   sum(Valor)

   )

2014-12-10 23_23_46-QlikView x64 - [C__tmp_Maior Volume (1) (1).qvw].png

Att,

Alessandro Furtado

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Bom dia Alessandro.

Perfeito, era assim mesmo.

Ontem não consegui de forma alguma passar a informação do mês na segunda dimensão.

O valor ia NULL ou somente na segunda linha adiante, ou somente na terceira linha.

Muito obrigado pela solução.

Abraço.

pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Alessandro,

Boa sacada essa técnica para modificar o resultado no total.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Obrigado Pablo.

Att,

AMF

De: Pablo Labbe

Enviada em: quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 16:47

Para: ALESSANDRO FURTADO

Assunto: Re: - Max Set Analysis

<http://community.qlik.com/> Qlik Community

Max Set Analysis

reply from Pablo Labbe <http://community.qlik.com/people/pablolabbe?et=watches.email.thread> in Qlik Brasil - View the full discussion <http://community.qlik.com/message/678712?et=watches.email.thread#678712>

furtado@farolbi.com.br
ASOUSA975
Contributor
Contributor

Se nesse exemplo, no lugar dos meses distintos, houvesse por exemplo, produtos, nesse caso não distintos, e preciso saber pelo valor acumulado dos produtos, qual maior volume, por cliente, poderia me auxiliar para considerar essa situação.

Algo semelhante a imagem

Grato,