Complementando o Business Intelligence com mídias sociais

    Complementando o Business Intelligence com mídias sociais

     

    As redes sociais oferecem de maneira econômica, visões temporais ou “insights” de impressões dos consumidores sobre um produto ou serviço durante sua vida útil dentro da corporação. A troca e criação de informações geradas pelos usuários mudou drasticamente o modo como as pessoas, empresas e comunidades comunicam-se.

    Ter uma visão integrada de todos os canais sociais permite que dependendo das características das conversas sejam criados padrões e associadas a partes específicas do negócio, permitindo respostas rápidas do sentimento do consumidor perante uma marca, tornando as tomadas de decisões ágeis e resultando em uma maior eficácia da campanha associada.

    A inteligência de negócios tem ajudado as empresas a responder os desafios atuais da nova dinâmica dos negócios, onde o mercado é altamente competitivo e os recursos são limitados. A empresa que entende todos os aspectos que envolvem o seu próprio negócio e o mercado que o envolve, naturalmente terá maior vantagem e se destacará no mercado. Para obter maior vantagem e ter maior precisão deve ser feita a análise de inteligência de negócios dos dados oriundos de diferentes redes sociais.

     

    Medindo as conversas

     

    Os dados oriundos das redes sociais fornece com precisão os temas e extensões de conversas, sentimentos positivos e negativos, engajamento, credibilidade e mapeamento de autores. Os dados sóciais dão a oportunidade de medir a performance e o ROI (Retorno sobre investimento) de uma marca, departamento de marketing, agencia digital, entre outros.

    Quanto mais precisos forem os dados sociais, mais precisa será a medição do desempenho da marca ao longo do tempo, estabelecendo padrões de referência fazendo crescer a marca on-line e monitorando sua nova e bem-sucedida performance subsequente.

    Aumentando a eficiência através da análise dos dados sociais a fidelidade de uma marca também é melhorada, criando uma maior retenção de vendas e clientes.

     

    Teoria do Momento Zero da Verdade – ZMOT (Zero Moment of Truth)

     

    O momento zero da verdade é um período de tempo onde o consumidor tem a consciência do produto de consumo, seja através de um anúncio ou outro meio qualquer, e o ponto em que ele toma a decisão de compra. Dentro desse espaço de tempo é que a análise de mídia social age, ciente do consumidor através de suas conversas é possível ajustar controles e decisões para que a marca seja aceita de forma precisa.

     

    Mitigação de riscos

    Os dados de redes sociais oferecem uma oportunidade de criação de mecanismos para mitigação dos riscos envolvendo a reputação de uma marca. Caso seja detectado uma impressão ruim de um consumidor sobre determinada marca, é possível que medidas em resposta sejam tomadas rapidamente aumentando a sobrevivência, longevidade e fortalecimento de uma marca, indivíduo e/ou corporação.

    Riscos estratégicos relacionados com a concorrência do mercado também são mitigados através de visões estratégicas ou insights, envolvendo as atividades realizadas pela concorrência, mercados e tendência de produtos, tanto localmente como globalmente.

     

    Solução de inteligência de negócios

     

    • Criar uma visão única através de dados estruturados e não-estruturados
    • Criar uma visão ou insight sobre a marca a partir de notícias, opiniões e conversas
    • Análise de sentimento externo e outras análises de texto fornecendo uma saída sólida e bem estruturada
    • Aumento do Klout Scoring, que representa o nível de sua influência social baseado nas múltiplas atividades realizadas em mídias sociais.
    • Conduzir a criação de conteúdo por relevância e popularidade em todos os canais de mídia social.
    • Indicadores de referência de presença social e valor contra concorrentes
    • Otimização de estratégias de publicidade com base em áreas que possuem melhor engajamento em todos os canais sociais.

     

    Através da criação de indicadores de impressão de uma marca nas mídias sociais é a chave para consolidar a presença da sua marca em relação a competidores, identificando mudanças de mercado que ocorrem rapidamente através das mídias sociais.

    O Business Intelligence possibilita criar indicativos, tornando mais preciso, eficiente e rentável a sua marca em curto prazo.