Uma antiga aplicação, que não esta mais sendo utilizada, esta prestes a ser removida da pasta de acesso do QlikView Server. Sabendo que este QVW não é utilizado a décadas, logo optamos por remover essa aplicação de nosso ambiente. Lembro-me de remover as tasks de recarga e depois vou até o diretório onde o arquivo se encontra e SHIFT + DELL!
Pronto! Arquivo removido, uma aplicação a menos para dar manutenção

Um tempo se passa e chegam novas requisições de acessos para determinadas aplicações. Sem nenhuma dúvida acessamos ao nosso querido QMC, encontramos o QVW no qual solicitaram acesso e vou adicionar as licenças solicitadas, só que não... nenhuma licença disponível para alocar a novos usuários.


Indignado! Pois tempos atrás foi removido um QVW e liberada algumas Calls para utilização.
Agora verifico a parte de licenciamento em meu QMC e, novamente, vejo a informação de que todas as licenças estão alocadas.


Inicio uma varredura, QVW a QVW (ninguém merece ----- PS: no futuro disponibilizo uma app para facilitar nossa vida nesse processo!) para entender e identificar com quem esta as licenças que deveriam estar disponíveis para utilização.
QVW a QVW vou anotando a quantidade de licença e para quem foi disponibilizado.


Passado um tempo, mapeada todas as aplicações e seus respectivos usuários, identifico que alguma coisa "Pode" estar errada, o número de licenças alocadas em cada QVW não bate com o número total de licenças em que meu ambiente deveria possuir.


E agora?
...
...
...


Aff! Esqueci de remover as licenças daquele painel em que deletei! Porém essa aplicação não esta mais aparecendo em meu QMC. Como vou remover essas licenças e recupera-las para utilização?


Angustiado tento reiniciar todos os serviços do QlikView Server..... NADA!
Aflito tento remover o .SHARED daquela aplicação..... NADA!
Desesperado tento remover o .pgo do root folder.... NADA!!


E agora? Perdi a licença?


rsrsrs
Calma!


Existe uma luz!


Vamos lá

Solução 1

  1. Pare o serviço "QlikView Server".
  2. Adicione uma linha com a informação "PgoAsXmlAlso=1" logo abaixo da linha que contém a informação [Settings 7] no arquivo Settings.ini que fica no diretório "C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer".
  3. Inicie o serviço "QlikView Server"
  4. Crie um documento, em branco, com o exato nome do documento que foi removido e ficou com as licenças presas.
    1. Caso não se recorde do nome do documento, encontre o arquivo CalData.pgo.xml que se encontra dentro do diretório Root
  5. Abra o QMC. Agora o documento deve reaparecer e assim será possível remover as licenças alocadas para ele.

 

Solução 2

Pare os serviços "QlikView Server" e "QlikView Management Service" e depois remova o arquivo "caldata.pgo" do diretório Root (diretório em que esta mapeado o QVS) e também do diretório "C:\ProgramData\QlikTech\QlikViewServer".

OBS: Esse método é aconselhável somente se a primeira solução não tenha dado certo.

 

 

Solução 3

Remova a licença de seu QlikView Server e aplique-a novamente.

OBS: Esse método é aconselhável somente para ambientes pequenos e caso nenhuma das outras alternativas funcione.

 

 

Pessoal, nunca se esqueçam de fazer backup dos arquivos antes de remove-los. Existe um risco grande de parar o seu ambiente.