Traduzido e adaptado de link. Autorizado por hic.

 

Para construir um gráfico in QlikView ou Sense - ou em qualquer outra ferramenta de BI - você precisa saber o que são Dimensões e Expressões (Medidas). Mas nem todos sabem exatamente a diferença entre esses dois conceitos.

 

Quando você está construindo seu gráfico, você deveria iniciar perguntando-se "O quê quero mostrar"? A resposta normalmente é "Vendas", "Chamadas", "Custo" ou um outro número. Esta é sua Medida. Em QlikView é normalmente chamada de "Expressão", mas "Medida" é a palavra mais adequada, pois existem expressões que não são medidas, como exemplo, expressões utilizadas em rótulos ou como expressões de ordenação.

 

A segunda pergunta que deveria fazer-se é "Quantas vezes esse valos deve ser calculado? Para que conjunto de valores, quero exibir a medida?". A resposta poderia ser por mês, por cliente, pro fornecedor ou algo parecido. Então essa é sua Dimensão.

 

No gráfico abaixo, você pode ver uma barra por mês e a regra geral é que você possui um valor para cada valor da dimensão (relação de um para um). Dependendo de qual visualização você esteja utilizando, esse valor pode ser uma linha (em uma tabela), um ponto (gráfico de dispersão ou uma fatia (gráfico de pizza).

Bar+chart.png

 

Medidas

Um banco de dados ou uma aplicação Qlik pode ser composta de milhões de registros, cada um contendo um pedaço de informação. Uma Medida é simplesmente um cálculo que pode ser feito sobre vários registros. Esse cálculo sempre retorna um valor único que representa todos os registros. Esse tipo de cálculo é chamado de agregação. Existem várias funções de agregação: Sum(), Count(), Min(), Max(), etc.

Exemplos:

  • Cada registro possui um valor de venda por produto. Então Sum(Vendas) é a medida do valor total de vendas
  • Cada registro possui um valor de pedido e um "OrderID" como chave. Então Count(OrderID) é a medida que calcula a quantidade de pedidos.

Uma medida pode ser usada em praticamente qualquer lugar em uma aplicação Qlik. Em campos texto, em rótulos de objetos, etc. Tipicamente medidas são KPI (Key Performance Indicators - wiki). Vendas, quantidade de pedidos, Performance, Custo, Quantidade, Margem Bruta, etc

Mais uma vez, uma medida é sempre baseada em uma agregação.

Nota por cleveranjos: Esse detalhe passa desapercebido e gera muita confusão, são frequentes posts na comunidade apresentando expressões sem uma função de agregação.


Dimensões
Ao contrário de Medidas, dimensões são atributos descritivos - normalmente são campos texto ou números discretos (Ano, Mês, Data, etc). Uma dimensão é sempre uma lista de valores distintos e uma medida será calculada para cada um dos elementos na lista.

Exemplo:

  • O campo "Cliente" é usado como dimensão. Os clientes serão listados e a medida será calculada para cada um dos clientes.

Dimensões típicas são Cliente, Produto, Fornecedor, Hora, Dia, Tamanho, etc

 

Dimensão como um laço "for"

Você pode pensar em um gráfico como um laço "for-next". A Dimensão é a variável de controle, os cálculos serão executados uma vez para cada valor da variável. Portanto a Dimensão determina quantas linhas/barras/pontos/fatias seu gráfico irá apresentar. A Medida é o que é calculado para cada valor da variável do loop

 

Múltiplas dimensões

Se você possui duas ou mais dimensões em um gráfico, os valores da dimensão não serão mais uma lista, mas uma matriz ou cubo onde os valores das dimensões são calculados uma vez para cada célula da matriz ou cubo.,

Cube.png


SQL

Você também pode comparar um gráfico com uma query SQL com GROUP BY. Os campos na cláusula GROUP BY são as dimensões e as agregações são as medidas.

 

SELECT.png

 

hic, thanks for sharing your knowledge