Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Problema com memória

Olá pessoal,

Vocês ja tiveram problema de memória usando o QlikView?

Estou utilizando um banco de dados grande e quando limpo todos os filtros a memória da maquina é toda consumida.

O que posso fazer neste caso?

Obrigado,

Luís Garske

8 Replies
guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Luis.

Bom isso é meio que complicado de definir, mas você precisar analisar alguns pontos.

Quantidade de dados: realmente é necessário ter todo esse volume de dados ?
Servidor: será que o servidor (memória e processador) consegue suportar o volume de dados e os acessos dos usuários ?
QVW: meu QVW foi bem desenhado ? as tabelas foram bem relacionadas ? existem chaves sinteticas ?
Usuários: quantos usuários eu tenho e quantos acessos simultaneos ao Qlikview eu tenho ?

Com isso já se pode ter uma idéia do que será necessário.

Redução de dados históricos com o passar do tempo.
Upgrade de memória/processador.
Analise do script/macros/objetos/funções.
Quanto mais usuários mais consumo de hardware, upgrade a vista ?

Acho que com isso você pode ter uma direção de como solucionar seu problema.

edu_oliveira
Partner - Contributor III
Partner - Contributor III

Luis, boa tarde.

Se o problema for máquina local, muitas vezes o problema pode ser apenas um objeto com muitas dimensões/expressões e cálculos pesados. Por isso quando limpa toda a seleção, começa a carregar a memória com todos estes dados é cálculos e trava a memória do user local.

O que pode ser feito nestes caso e condicionar a vizualização deste objeto à uma ou mais seleções nos campos de dimensão, assim carrega na memória somente os dados com seleção.

Outra solução, menos aceita pelos usuários finais, e dividir um objeto muito extenso por dois ou mais menores (menos dimensões, menos expressões), e trazer-los minimizados na sheet.

Mas performance é passível de uma análise mais aprofundada.

Att.,

Not applicable
Author

Olá Luiz,

Como nosso amigo Eduardo disse, reveja seus objetos de tela (principalmente dimensões usadas em tabelas dinâmicas) pois conforme a dimensão utilizada, o QV pode ter de redesenhar uma quantidade muito grande de linhas no que faz o consumo de memória ir nas alturas.

Not applicable
Author

Bom dia Guilherme,

Muito obrigado pelas dicas, neste caso o documento ainda estava sendo testado apenas localmente, ainda não publicamos em um servidor.

O que ocorre é que temos uma massa de dados muito grande, vários anos de movimentação.

Mas com certeza suas dicas foram muito válidas,

Obrigado,

Abraço,

Luís Garske

Not applicable
Author

Bom dia Eduardo,

Com certeza você acertou na mosca, tenho uma tabela enorme onde carrego muitos dados e na maioria das colunas são cálculos.

Provavelmente seja isso que esta ocasionando o alto consumo de memória no momento em que limpo todos os filtros.

Vou pensar em algo neste sentido,

Muito obrigado,

Abraço,

Luís Garske

Not applicable
Author

Olá Rodolpho,

Conforme ja comentei com o Eduardo, é bem por aí o que esta ocorrendo.

Irei pensar algo neste sentido.

Obrigado,

guilherme_olive
Partner - Creator
Partner - Creator

Luis.

O desenvolvedor tambem precisa de um bom hardware, pois se a quantidade de dados é grande ele precisa de memória e processador.

Bom... como voce disse voce possui uma tabela que apresenta muitos dados...

Minha recomendação... crie uma condição de calculo para a sua tabela e outros objetos com muitas informações... por exemplo... para não ficar muito pesado para voce desenvolvedor e para o usuário final... crie uma condição que o obrigue a fazer seleções, com isso o volume de dados apresentado neste objeto será menor e com isso não terá problemas para ser exibido...

Normalmente utilizo pelo menos a seleção de algum ano...

por exemplo.

Count(Distinct ANO) = 1

e na mensagem de erro coloco a mensagem: Selecione um ano.

Assim força a redução de dados apresentados nesta tabela.

Abraços.

marksouzacosta
Partner - Creator II
Partner - Creator II

QlikView é uma ferramente de BI ou seja ele foi feito naturalmente pra trabalhar com muitos dados então não acredito que quantidade de arquivos seja o seu problema - a não ser que seja algo descomunal.

Existem N fatores que podem estar gerando seu problema desde hardware (eu recomendo 4GB de ram no mínimo) até os charts.

Problemas comuns no QlikView são:

- Carregamento de dados inúteis pra aplicação. Isso vale tanto para linhas como colunas (diga NÃO ao LOAD * )

- Estrutura de dados: tente sempre desnormalizar seus dados até obter um Start Schema ou algo bem próximo disso

- Expressions excessivamente complexas: Expressions não precisam ser uma equação diferencial. Make it simple. Quanto possível leve a complexidade das Expressions pro Load Script

- Uso de IF em Expressions: raro são os casos onde não exista a possibilidade de trocar um IF por um Set Analysis

- Calculated Dimensions: eu já notei em vários projetos que o uso de Calculated Dimensions é extremamente custoso pro QlikView. Evite usá-las

- Quando possível, compare números e não strings: QlikView trabalha muito melhor com números do que textos então dê preferência em usar números em suas expressions

Abraço,

Mark Costa

Read more at Data Voyagers - datavoyagers.net