Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
maiconmello
Creator III
Creator III

Extração SAP - Recomendação

Boa tarde Pessoal,

Já venho trabalhando algum tempo com SAP, onde surgiu algumas dúvida referente a boas práticas.

Olhando o mundo SAP tenho 2 fontes básicas para extração:

Direto da Base ECC

Extração do BW- Dentro do BW ainda posso extrair um cubo uma view etc.

Quais seriam as boas práticas ??

Extração de alguma das fontes :

Exemplo : ECC

Extração por camadas:

Stage Area  - Extração pura dos dados, gerando o QVD.

Transformador - Leitura dos QVDs do Stage e transformando, deixando pronto para aplicação, gerando novos QVDs transformados.

Aplicação - Leitura dos QVDs transformados para montagem Dashboards.

Pessoal ,gostaria de opiniões, metodologias um apoio mesmo.

Pode ser que a que venho praticando não seja a mesma.

Conto com maior número de participações.

Atenciosamente

5 Replies
Not applicable

Utilizo de ETL mesmo, Extraia os dados puros e armazene em QVD´s.

Depois Transforme estes dados e grave em outros QVD´s.

E por último leia os dados tratados.

Trabalho com umas 3 ou 4 aplicações com SAP, todas usando ETL para facilitar.

maiconmello
Creator III
Creator III
Author

Todas direto do ECC?

nicolett_yuri

Maicon, não conheço muito de SAP, mas acho que o ideal é a extração pelo ECC, pois nele já deve conter diversas tratativas com as regras de negócios da sua empresa. Se você baixar puramente as tabelas, terá que sempre acompanhar essas tratativas, seria um retrabalho desnecessário e arriscado (se mudarem algo e não te avisarem).

Referente a forma de trabalho, o ideal é sempre trabalhar com no mínimo 3 QVWs, seguindo o padrão ETL. Para se aprofundar mais, faça uma pesquisa na comunidade, pois existem diversos posts falando sobre o assunto.

Not applicable

Sim Maicon,

todos do ECC, inclusive através do SAP Connector, aonde te da acesso a extração há outros ambientes do SAP, como BW etc.

Na instalação do SAP Connector, contém uma aplicação chamada ScriptBuilder.qvw, para lhe auxiliar na extração.

Abraço.

julianacampag
Creator
Creator

Olá Maicon,

o que uso aqui depende muito da situação... Uso muito a extração das tabelas, porque muitas vezes preciso cruzar essas informações com dados de outras fontes, e isso não seria possível lendo apenas o relatório.

Porém, existem vários relatórios que utilizo o extrator Report para coletar as informações já tratadas. Para as informações mais críticas prefiro fazer desta forma, mesmo que isso implique num tempo maior de extração.

Mas independente da forma de extração, tenho sempre três qvw.