Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
maiconmello
Creator III
Creator III

Tabela Dinâmica

Bom dia, tenho algumas dúvidas referente a tabela dinâmica.

Gostaria de entender o porque e como poderia ser uma forma de resolver.

Muitas vezes tenho uma tabela dinâmica, onde coloco minhas dimensões e minha expressões.

Os valores nas linhas ficam correto, porém o totalizador muitas vezes distorce e bastante.

Exemplo :

NF  Item   Valor

10    0001  R$500

20    003    R$250

30    0025  R$1500

total          R$4500,00 sendo que o correto seria R$2250.

Muitos casos resolvo com AGGR mas gostaria de saber e entender o real motivo dessa situação.

Att,

Maicon Mello

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Maicon, provavelmente seu problema é o SUM DISTINCT

O que você, teoricamente, precisa fazer é adicionar o Item em seu AGGR, assim o SUM DISTINCT não vai "comer" valores que não deveriam.

PS: Sempre tome cuidado com SUM DISTINCT

View solution in original post

9 Replies
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Maicon, bom dia!

Isso geralmente acontece quando você oculta algum valor da tabela dinâmica, seja fazendo uma condicional na dimensão ou colocando para ela exibir, por exemplo os maiores valores, ou até mesmo fazendo uma condicional na expressão do tipo, de jan ate mar sum(valor), de abr ate dez sum(valor2), por que quando vc limita os dados que irão aparecer na tabela dinâmica o totalizador dela não interpreta isso, ele sempre exibe o valor total da expressão, e não só os valores que estão aparecendo na tabela dinâmica..  desta forma você precisa fazer o aggr para que a própria expressão limite os valores a serem exibidos e exiba o total da forma certa..

att,

nicolett_yuri

Maicon, a tabela dinâmica possui, por default, apenas um tipo de totalizador que é o "Total da Expressão". Essa opção refaz a sua expressão desconsiderando as dimensões de sua tabela.

Para entender o seu caso, precisamos de uma porção de seus dados e qual a expressão esta utilizando para o cálculo.

maiconmello
Creator III
Creator III
Author

Segue o modelo , se puder ajudar agradeço.

Observe que existe um conteiner.

Primeira Aba, estou usando tabela simples e mandando somar as linhas, ai fecha certo.

na segunda, se coloco a dimensão item o número fecha, mas se tirar o numero distorce.

Eu quero deixar apenas rateio e o valor total da inflação.

nicolett_yuri

Você colocou senha no qvw, não estou conseguindo abrir

maiconmello
Creator III
Creator III
Author

Desculpa Yuri , havia esquecido.

Comercial , 123

nicolett_yuri

Maicon, não identifiquei o problema

consegue me mostrar ?

maiconmello
Creator III
Creator III
Author

Yuri, dentro do Conteiner, tem 3 abas.

1 delas a primeira é uma tabela simples.

2 uma dinâmica. Onde tem as dimensões Rateio e item. Se tirar o Item da dimensão , verá que o numero vai mudar.

Att,

Maicon

nicolett_yuri

Maicon, provavelmente seu problema é o SUM DISTINCT

O que você, teoricamente, precisa fazer é adicionar o Item em seu AGGR, assim o SUM DISTINCT não vai "comer" valores que não deveriam.

PS: Sempre tome cuidado com SUM DISTINCT

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu solucionar? Se sim, marque uma das respostas como "Correta" e nos ajude a manter os foruns organizados