Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Variável de uma LISTA para substituir uma dimensão da tabela, é possivel?

Amigos, boa tarde,

     Para variar estou com outro problema, a base que recebo para subir no QlikView e fazer as analises financeiras de fechamento na empresa que trabalho já passou por diversos tratamento, por saírem de sistema diferentes.

     E essa base vem com o meses em coluna e separador por 12 meses para ano atual, 12 meses para ano anterior e 12 meses para o orçamento. A unica coisa que fiz no Excel antes de subir no QV foi colocar o ANO Anterior, Atual e Orçamento um abaixo do outro pois imaginei que seria mais fácil trabalhar assim no QV, mas mesmo assim está bem difícil. Segue imagem ilustrativa de como deixei o BD.

excel bd.JPG

     Depois de feito isso, criei uma tabela sem ligação nenhuma com a FATO para utiliza-la dentro de uma variável e assim selecionar qual coluna a expressão deve assumir, mas o QV não está se comportando do jeito que imaginei.

     Segue script que usei para inserir os meses:

script meses.JPG

Lista de meses, chamada de "Month":

lista meses.JPG

Variável que captura o texto da lista "Month":

variavel mes.JPG

Caixa de texto teste para capturar o nome do mês selecionado:

caixa texto mes.JPG

teste texto variavel mes.JPG

Caixa de texto teste para somar valores da dimensão "FEV".

texte SUM variavel mes.JPG

Alguém tem alguma ideia de como solucionar esse problema? O que eu poderia mudar ou fazer?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Obrigado.

Abs.

Labels (7)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Diego, repare que em seu modelo a tabela de calendário não esta ligada a sua tabela de DRE.

Provavelmente isso esta ocorrendo devido ao campo de Data da tabela de Calendário que você não renomeou após a formatação.

Reveja essa ligação que seu modelo passará a respeitar as seleções do mês

Modelo.png

View solution in original post

10 Replies
nicolett_yuri

Diego, é mais fácil você tratar a sua planilha com CrossTable para conseguir ter o mês como linha de sua tabela. Se tiver dificuldade, disponibilize um exemplo de sua planilha.

Not applicable
Author

Yuti, boa tarde!

     Infelizmente não posso enviar a base de dados, mas eu fiz a que sugeriu. Por favor, saberia me dizer agora como faço para transformar o rotulo do CROSS TABLE em formato de data?

Script do CROSS TABLE:

script cross table.JPG

Lista do campo Date:

dimensão data.JPG

Obrigado.

Abs.

Not applicable
Author

Yuri,

Consegui resolver, era problema na minha tabela de data, eu formatei as tabelas começaram a se conversar.

Segue:

script mes.JPG

Tks for help.

Not applicable
Author

Diego,

Como na maioria das vezes os dados são sigilosos utilize o recurso de embaralhamento (Preparing examples for Upload - Reduction and Data Scrambling

At,

Luana Ribeiro

Not applicable
Author

Yuri, bom dia!

Estou com problema com o cross table, pois agora ele está acatando as seleções de meses nas demostrações de mês, mas os valores somados não está acatando as seleções de meses.

Segue print:

meses x cross.JPG

Obrigado.

Not applicable
Author

Oi Luana,

     Eu não conhecia esse processo, vou dar uma olhada, muito obrigado pela atenção.

Abs.

Not applicable
Author

Bacana,

Da uma olhada no post do cleveranjos‌, vai te ajudar muito quando for postar dúvidas.

Como obter ajuda? Leia antes de postar

At,

Abraços

nicolett_yuri

Diego, sem um exemplo de seus dados não tenho como te ajudar

Not applicable
Author

Yuri, com a ajuda da luuanaribeiro consegui gerar um exemplo dos meus dados.

Segue e obrigado pela ajuda de ambos.