Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
leandroayala
Contributor III
Contributor III

Trabalhando no QlikView Personal com arquivos do servidor

Posso trabalhar normalmente no meu qlikview personal (na minha maquina) acessando os arquivos do servidor através do recurso "conectar ao servidor"?

Hoje para trabalharmos acessamos remotamente o servidor e abrimos o qlikview. 

Labels (1)
7 Replies
jonas_rezende
Specialist
Specialist

Oi.

Você pode trabalhar da sua máquina. Para tanto, basta alugar uma licença em seu servidor.

Para alugar a licença siga os passos abaixo:

1. Abrir a sua versão Desktop;

2. Menu Arquivo->Abrir no Servidor;

3. No editor de texto em Servidor digite os seus dados. Ex.: qvp://<domínio>\<usuário do domínio>@<nome do servidor>

4. Clique no botão Conectar;

5. Digite sua senha e clique em Ok.

A confirmação pode ser vista em Menu Ajuda -> Mostrar Página Inicial. O resultado será como o da imagem anexa.

Com isso, conseguirá abrir os arquivos de sua máquina. Entretanto, não esqueça de certificar que a pasta onde os contêm está compartilhada em sua rede.

Nota: é importante a sua máquina ter capacidade de hardware (cpu, memória RAM) necessária para evitar travamentos.

Espero ter ajudado!

nicolett_yuri

Leandro, o Conectar no Servidor permite apenas alterar o layout da aplicação, não sendo possível alterar o script.

O ideal é você mapear o diretório do servidor, em seu ambiente de desenvolvimento, e abri-lo (2 cliques) para editar.

Lembre-se: com o Personal Edition você terá que cuidar de quem criou o qvw, caso as tentativas (5) se esgotem, você não conseguirá acessar mais.

leandroayala
Contributor III
Contributor III
Author

nicolett.yuri‌ Isso quer dizer que se eu abrir somente aqui na minha maquina, não "consumo" essas tentativas?

Os qvws foram criados no servidor com outro usuario.

nicolett_yuri

Se foi criado por outro usuário em outro computador, então vai consumir sim.

O ideal é ter uma licença NAMED para o seu usuário e você fazer o processo de alugar essa licença e assim licenciar o seu QlikView Client.

leandroayala
Contributor III
Contributor III
Author

nicolett.yuri‌,

Desculpe os meus questionamentos.. pq sou iniciante. Mas esse consumo de licença, é do meu qlikview personal ou do arquivo qvw?

Por exemplo, se eu abrir sempre o mesmo arquivo qvw (do servidor) no meu qlikview local ele consumira 1 licença, só consumira duas caso eu reinstale ou abra o mesmo arquivo em outra maquina?

E em relação ao acesso pelo servidor, com a licença liberada, não influencia nada não?

nicolett_yuri

Mas esse consumo de licença, é do meu qlikview personal ou do arquivo qvw?

R: A regra é aplicada para o QlikView Client.

Por exemplo, se eu abrir sempre o mesmo arquivo qvw (do servidor) no meu qlikview local ele consumira 1 licença, só consumira duas caso eu reinstale ou abra o mesmo arquivo em outra maquina?

R: Em outra máquina ou com outro usuário na mesma máquia


E em relação ao acesso pelo servidor, com a licença liberada, não influencia nada não?

R: Com a licença alugada, você terá livre acesso para qualquer QVW, seja ele seu ou de outra pessoal.

Abaixo um texto do manual

Não existem limitações em termos de tempo ou funcionalidade no QlikView Personal Edition; no entanto, é necessário considerar alguns aspectos com relação ao tratamento dos documentos QlikView. No QlikView Personal Edition, todo documento é salvo com uma chave de usuário que associa o arquivo ao computador em que ele foi criado. Isso implica o seguinte:

  • O QlikView Personal Edition só pode abrir arquivos criados com essa cópia específica do QlikView. Desse modo, com o QlikView Personal Edition, você não pode usar seus documentos QlikView em computadores diferentes, você não pode compartilhar seus documentos QlikView com outro usuário não registrado e não pode abrir um documento QlikView de outro usuário (exceto os documentos preparados especialmente para uso pessoal pela QlikTech). No entanto, os documentos criados no QlikView Personal Edition podem ser usados com uma cópia licenciada do QlikView Desktop e também podem ser publicados em um QlikView Server.
  • Não é possível importar um layout de documento inteiro (configurações de pasta/objeto/segurança etc. em formato XML sem os dados) no QlikView Personal Edition.

Caso você troque de computador, não conseguirá abrir os documentos criados anteriormente com o QlikView Personal Edition. Nesse caso, você poderá optar por recuperar seus arquivos. A recuperação de arquivos gera uma nova chave de usuário, que é atribuída ao documento antigo e usada para todos os arquivos subseqüentes, não apenas para o arquivo em questão. Depois de recuperar um arquivo, você não poderá mais usá-lo no computador em que ele foi criado.

O QlikView aceitará quatro alterações de chave de usuário em um documento. Depois disso, será exibida a mensagem de erro “O comprimento da chave chegou ao máximo” e o documento não será mais aberto. A única possibilidade é recriá-lo do zero.

Portanto, não recupere documentos QlikView que você não criou (de um fórum ou de um colega, por exemplo). Se fizer isso, você usará uma de suas tentativas de recuperação restantes.

Como usuário do QlikView Personal Edition, você pode atualizar o software para uma versão mais recente a qualquer momento e continuar trabalhando com seus documentos.

Nota!
Se suas tentativas de recuperação acabarem, fazer download de uma nova versão ou da mesma versão novamente não irá zerar o contador.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu a resposta? Se sim, escolha uma e marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter a comunidade organizada