Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Erro na modelagem

Bom Dia a todos.

Estou iniciando (melhor engatinhando) no qlikview e estou com muitas dúvidas quanto a modelagem, criei uma extração e acho que a modelagem não ficou certo, procurei na internet algo que pudesse me ajudar, mas não encontrei. Se for algo muito básico só me avise, mas quem puder me ajudar agradeço muito.

Vou enviar a imagem das tabelas e como ficou a modelagem, não sei se os nós criado na modelagem é algo que é normal, mas ao gerar a extração dos dados simplesmente trava quando começa criar as ligações $Syn 1, $Syn 2.... Não sei como resolver isso se alguém puder ajudar.

modelagem.JPG

Tela de extração e o momento onde trava:

Extracao.JPG

Preciso de ajudar para entender a melhor forma de modelagem, pois meu conceito está em modelar conforme o banco de dados, mas pelo que percebi a modelagem do banco não se aplica 100% no qlikview, chave composta não deve ser a melhor opção para criação das chaves e ligação com as tabelas.

Desde já muito obrigado.

Labels (1)
  • Other

4 Replies
nicolett_yuri

Paulo, os SYN que estão sendo criados são chaves sintéticas. As chaves sintéticas são criadas quando a ligação entre duas tabelas ocorre por mais de uma coluna/campo.

Isso é ruim? Pode ser!

Quando uma chave sintética é criada, também se cria uma tabela sintética, essa tabela possui a combinação total (produto cartesiano) entre os campos envolvidos na chave sintética. Como sabemos o produto cartesiano pode gerar combinações não necessárias para o nosso modelo, crescendo, em alguns casos MUITO, o número de registros e podendo trazer uma lentidão para o seu projeto.

Como podemos eliminar essas tabelas sintéticas? Existem algumas maneiras e todas estão listadas no documento em anexo.

O ideal para o qlikview é fazer a ligação entre tabelas através de apenas um campo, mesmo que esse campo seja a concatenação/união de vários outros campos.

Em relação a modelagem, partindo da forma mais simples possível (não quero entrar em discussões de snowflake etc), o ideal é sempre trabalhar com modelo estrela ou "LinkTable". O material que enviei também descreve bem esse processo.

Caso tenha dúvidas por favor nos informe

nicolett_yuri

Segue outro material legal (é parecido com o outro, mas possui algumas informações importantes)

Not applicable
Author

Bom Dia

Yuri

Desde já agradeço sua atenção, vou ver os materiais enviado e qualquer dúvida entro em contato novamente.

Att

Paulo Comora

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu a resposta? Se sim, escolha uma e marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter a comunidade organizada