Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luizmendes118
Contributor III
Contributor III

Mostrar todas as metas nas tabelas, independente se houve ou não vendas no período selecionado

Boa tarde,

Tenho uma tabela de metas de Vendedores e uma por departamento de empresas. Gostaria de uma ajuda para sempre mostrar todas as metas, independente se o vendedor realizou ou não vendas, e a mesma coisa para as empresas e departamentos. No momento ele mostra todas as metas se não houver um período selecionado, mas ao selecionar um período, ele reduz a lista, mostrando somente os que realizaram vendas, reduzindo a meta Total, tanto dos Vendedores quanto das empresas e departamentos. Segue em anexo um app de exemplo.

Observação.: Tentei aplicar o conceito do nicolett.yuri‌ , mas não consegui aplicar corretamente acho.

https://blogdonicolett.com.br/2015/11/04/aprenda-a-criar-relatorios-que-respondem-as-perguntas-o-que...

Agradeço as possíveis ajudas

Luiz Mendes.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable

Ah ta, agora entendi... Bom , como eu aplicaria o exemplo do Yuri no teu caso, partindo da estrutura que você tem ali na aplicação:

Vendas:

load * from Vendas;

//atribuindo os registros que tem na tabela MetaEmpresa e nao tem na Vendas

concatenate (Vendas)

load

ChaveEmpDep,

Empresa.MesAno as ChaveCalendario,

Metas.Departamento as Departamento,

Metas.Empresa as Empresa

from MetasEmpresa where not exist(ChaveEmpDep) ; // pegar apenas ChaveEmpDep que não existem ainda na Vendas

Faz o mesmo pra Metas Vendedor...

View solution in original post

7 Replies
Anonymous
Not applicable

Você pode usar set analysis, ex:

sum({<Calendario.DataMes>} Empresa.Meta)

luizmendes118
Contributor III
Contributor III
Author

Mas eu tenho metas mês a mês, nesse exemplo que postei, tenho metas lançadas para junho e julho, e os meses anteriores as metas estão zeradas, se utilizar como esse set analysis, ele traz a soma de todas as metas sempre, mesmo se selecionar um mês especifico, e o que queria é que trouxesse por mês selecionado. Exemplo: quando eu seleciono o mês de junho, o total de metas deveria vir como 127 e o realizado 13, trazendo todos os vendedores que venderam e que não venderam na tabela de vendedores, e todos os departamentos e empresas na tabela de metas por empresa e departamento. Deu pra entender ou fui meio confuso? rsrs

Anonymous
Not applicable

Ah ta, agora entendi... Bom , como eu aplicaria o exemplo do Yuri no teu caso, partindo da estrutura que você tem ali na aplicação:

Vendas:

load * from Vendas;

//atribuindo os registros que tem na tabela MetaEmpresa e nao tem na Vendas

concatenate (Vendas)

load

ChaveEmpDep,

Empresa.MesAno as ChaveCalendario,

Metas.Departamento as Departamento,

Metas.Empresa as Empresa

from MetasEmpresa where not exist(ChaveEmpDep) ; // pegar apenas ChaveEmpDep que não existem ainda na Vendas

Faz o mesmo pra Metas Vendedor...

luizmendes118
Contributor III
Contributor III
Author

Estava tentando aplicar esse conceito à minha aplicação, mas não estava conseguindo pelo meu modelo de dados acho.

branderbwcs
Contributor III
Contributor III

Oi Luiz Fernando, tudo bem!

O Qlikview por padrão irá fazer a redução dos dados porque ele exibe somente os registros que possuam valor na expressão. Caso você crie uma expressão que desconsidere o ano e mês selecionados estes registros serão sempre exibidos.

Segue o exemplo da expressão:

sum({<Calendario.DataMes=,Calendario.DataAno=>}Vendedores.Meta)

Observação: A indicação do "=" indica que ele irá exibir a soma independente do campo estar ou não selecionado.

Espero ter ajudado.

Att,

Brander Weten.

luizmendes118
Contributor III
Contributor III
Author

Muito obrigado pela ajuda, segui o conceito para minha aplicação, fiz pequenas alterações por causa de algumas ligações entre tabelas, por isso demorei a responder o post, mas funcionou perfeitamente!!

Valeu mesmo pelas ajudas

Desculpe qualquer coisa

Luiz Fernando Mendes