Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Velocímetros com Treliça

Boa tarde pessoa,

Sou novo no forum e novo no QlicView e estou passando um perrengue pra fazer funcionar do jeito que quero.

Seguinte, eu tenho uma estrutura de CHAMADOS.
Cada chamado tem 1 (um) RESPONSAVEL.

Estou com um objeto de gráfico, configurado como velocimetro e dimensão por RESPONSÁVEL eu habilitei a treliça para que seja mostrado um velocimentro pra cada RESPONSÁVEL.

Adicionei uma Expressão que soma todos os chamados atrasados do RESPONSÁVEL.

Até este ponto está funcionando tudo exatamente como eu quero, porém, na aba APRESENTAÇÃO estou tentando setar o MÁXIMO do mostrador para que seja a quantidade de CHAMADOS para o RESPONSÁVEL mas ele está contando todos os CHAMADOS de todos os RESPONSÁVEIS.

Alguém tem um exemplo de como fazer isso?

Obrigado

4 Replies
marksouzacosta
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Hmm

Tente usar esta expression:

Count(TOTAL <RESPONSAVEL> CHAMADOS)

Isso irá retornar a contagem total de chamados agregada por responsáveis.

Abraço,

Mark Costa

Read more at Data Voyagers - datavoyagers.net
Not applicable
Author

Pois é Mark,

até ja tinha tentado isso e agora tentei denovo mas mesmo assim está contando todo os chamados.

Obrigado.

Not applicable
Author

Bom Dia!

Quando vc utiliza o grafico de velocimetro, vc não precisa utilizar uma dimensão.

Este fato é tratado diretamente na expressão.

Acredito que deva realizar a seguinte fórmula:

"COUNT(IF RESPONSAVEL = 'NOME_RESPONSAVEL', CHAMADOS)"

Para cada indicador, deverá informar o seu responsavel.

erichshiino
Partner - Master
Partner - Master

Já que disse que é novo no Forum, seja bem vindo!

O que acontece com o gráfico de treliça é que ele criará limites identicos para os mini-gráficos apresentado (também utiliza a mesma regra de ordenaçao para todos, entre outras coisas).

Assim, quando você define o limite para o velocímetro como sum(CHAMADOS) (ou qualquer outra expressão), este valor é calculado antes de qualquer segmentação da dimensão da treliça, ou seja, será calculado um valor total como o limite para cada velocímetro.

O que pode ser feito é foçar um cálculo por responsável e aplicar este valor como limite global dos minigráficos.

Por exemplo, se quiser usar o maior valor por representante para ser o limite máximo, o cálculo seria o seguinte:

=max( aggr( sum(CHAMADOS), RESPONSÁVEL))

A expressão de Aggr é muito interessante e como disse que é novo no QlikView, pode ser um pouco mais complexa inicialmente. Neste caso, eu digo que o QlikView deve agrupar ( aggr) os dados por responsável (parte final da expressão). Para cada responsável deve cálcular sum(CHAMADOS). Imagine que ele gerará uma pequena tabela. Em seguida, utiliza-se apenas o maior valor desta tabela ( max ).

Outra forma de tralhar com estes dados seria a criação de um indicador, por exemplo, $ atrasos. Neste caso os limites poderiam ser bem defnidios (entre 0 e 100%).

Criei um pequeno aplicativo de exemplo para entender o problema e  exmplificar estas soluções.

Espero que ajude.

Atenciosamente,

Erich Shiino