Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Set analysis e KPI - Qlik Sense

Olá pessoal,

Não estou conseguindo que o meu KPI retorne o valor de acordo com a minha seleção dos meses.

Meu KPI está atrelado a uma condição de set analysis para fazer o comparativo considerando apenas vendas em PROMOÇÔES.

Quando não tem filtro nenhum ele me retorna a diferença do mês setembro x agosto (OK, é isso que eu quero TB), mas quando seleciono agosto por exemplo, ele não me retorna valor nenhum, como se tivesse erro na fórmula. Eu preciso enxergar o comparativo mês a mês em função das minhas seleções. Como faço?

Vejam a expressão do KPI:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1),'MMM'))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2),'MMM'))'}>}Quantidade))-1

Expressão do meu gráfico:

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={">=$(#=Addyears(Max([Mês/Ano]),-1))<=$(#=Max([Mês/Ano]))"}>}Quantidade)

Painel sem nenhuma seleção

Capturar 3.JPG

Painel com seleção do mês.

Capturar 2.JPG

Podem me ajudar?

Obrigada!

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Renata, não consegui anexar meu qvf, mas seguem detalhes de como fiz

Crie 2 variáveis, uma puxando o mês anterior e outra o mês anterior do anterior.

ex.

MÊS/ANO1 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-1), 'MMM/YYYY')

MÊS/ANO2 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-2), 'MMM/YYYY')

Na janela de variáveis, não esqueça de colocar o sinal de igual (=) antes da sua expressão, assim o qlik fara a avaliação da expressão fora do set analysis.

Depois, no seu objeto de KPI, troque a formula para:

(Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO1)'}>}cod_entidade)/

Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO2)'}>}cod_entidade))-1

Ok?

att,

Fernando

View solution in original post

15 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Acho que na expressão do KPI como você esta trabalhando com o campo [Mês] no set analysis, você precisa desconsiderar o campo [Mês/Ano] :

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês/Ano],[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1),'MMM'))'}>}Quantidade)

/

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês/Ano],[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2),'MMM'))'}>}Quantidade))-1

mauroponte
Creator II
Creator II

Renata,

Admitindo que voce tem os campos Ano e Mês tente o seguinte:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano=year(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&max(Ano)),-1)),Mês=num(month(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&max(Ano),'DD/MM/YYYY'),-1)),'00')>}Quantidade)

/

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={"$(=max(Ano))"},[Mês]=["$(=MAX(Mês))"}>}Quantidade)-1


Not applicable
Author

Oi Rodrigo,

Realmente o problema está nas dimensões. Mas neste caso do KPI quando desconsidero o Mês/ano ele não retorna resultado. Estou tentando editar a expressão do gráfico para me dar o limite dos 12 meses, mas separando o Mês do ano, mas ainda não consegui. HELP !

Not applicable
Author

Oi Mauro,

Não consegui usando a sua expressão. Mas acho que a lógica é essa mesmo, colocar o limite dos 12 meses usando as duas dimensões Mês e ano. Ainda não consegui

mauroponte
Creator II
Creator II

Renata, voce tem como disponibilizar o QVF?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Renata, bom dia!

Aparentemente seu KPI só precisaria de uma composição de data. Seria mais ou menos assim:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=monthname(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=monthname(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2))'}  >}Quantidade))-1


caso nao funcione, vc pode tentar assim, pois como as expressões de data são do tipo DUAL, ele aceita tanto a data quanto o numero.


(Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=num(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(=num(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2))'}  >}Quantidade))-1


Qualquer dúvida à disposição.


Att,

Not applicable
Author

Oi Mauro,
Segue em anexo a aplicação. Só modifiquei os valores.

HELP PLEASE!!


Obrigada!

Not applicable
Author

Oi Thiago,

Ainda não consegui.

Segue anexo a aplicação. Pode dar uma olhada?


Obrigada!!

Not applicable
Author

Oi Rodrigo.

Ainda não consegui

Pode dar uma olhada no QVF?

Obrigada!