Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Set analysis e KPI - Qlik Sense

Olá pessoal,

Não estou conseguindo que o meu KPI retorne o valor de acordo com a minha seleção dos meses.

Meu KPI está atrelado a uma condição de set analysis para fazer o comparativo considerando apenas vendas em PROMOÇÔES.

Quando não tem filtro nenhum ele me retorna a diferença do mês setembro x agosto (OK, é isso que eu quero TB), mas quando seleciono agosto por exemplo, ele não me retorna valor nenhum, como se tivesse erro na fórmula. Eu preciso enxergar o comparativo mês a mês em função das minhas seleções. Como faço?

Vejam a expressão do KPI:

(Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-1),'MMM'))'}>}Quantidade)/

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={'$(vAno)'},[Mês]={'$(=Date(AddMonths(Max([Mês/Ano]),-2),'MMM'))'}>}Quantidade))-1

Expressão do meu gráfico:

Sum({<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={">=$(#=Addyears(Max([Mês/Ano]),-1))<=$(#=Max([Mês/Ano]))"}>}Quantidade)

Painel sem nenhuma seleção

Capturar 3.JPG

Painel com seleção do mês.

Capturar 2.JPG

Podem me ajudar?

Obrigada!

Labels (2)
15 Replies
mauroponte
Creator II
Creator II

Renata,

Estou anexando o KPI alterado.

Analise a expressão do KPI com % em Azul e veja se atende a sua necessidade.

Not applicable
Author

Olá Mauro,

Agradeço sua ajuda.

Então, ainda não é isso. O que eu preciso é que o KPI me retorne a diferença % do mês da seleção x mês anterior.

Exemplo:

Cliquei em outubro -  KPI aparece a Diferença % Outubro x Setembro

Cliquei em Setembro - KPI aparece a Diferença % Setembro x Agosto

Cliquei em Agosto - KPI aparece a Diferença % Agosto x Julho

(...)

Nós temos a licença do Qlik e as informações de vendas são carregadas diariamente direto do banco de dados, então preciso que o KPI fique dinâmico, não posso amarrar nenhum mês específico no set analysis.

Tem outra sugestão?

mauroponte
Creator II
Creator II

Ola Renata,

Mas foi exatamente o que eu tentei fizer.

Não fixei mes no set analisys. Ele ta dinamico. De acordo com o mes e ano que voce seleciona ele vai sempre mostra em um KPI o valor do maior mes selecionado, para o maior ano selecionado. Em outro KPI tem o valor do mes anterior a o da maior selecao.

O percentual é o do mes anterior dividido pelo do maior da seleção.

Coloquei inclusive os uma KPI para cada valor e um com o percentual.

Caso voce deseje a diferença em valor so precisa mudar a operação.

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={"$(=year(max(Ano)))"},[Mês]={"$(=MONTH(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&YEAR(max(Ano)),'DD/MM/YYYY')))"}>}Quantidade)

-

Sum({<Promoção={'Promoção'},Ano={"$(=year(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&YEAR(max(Ano)),'DD/MM/YYYY'),-1)))"},Mês={"$(=month(addmonths(date('01/'&num(max(Mês),'00')&'/'&YEAR(max(Ano)),'DD/MM/YYYY'),-1)))"}>}Quantidade)


Experimente fazer seleções diferentes em mes e ano que voce perceberá.

Veja o video que estou anexando para ver se é o que voce precisa.

Not applicable
Author

Oi Mauro,

Realmente funciona quando seleciono ano e depois o mês, mas aí eu fico condicionada a ter estes filtros, quando na verdade quero apenas clicar no ano/mês no gráfico de linhas. Nesta aplicação, quando eu clico no gráfico o KPI não funciona.

Tem como colocar meu KPI em função do mês/ano  pra termos interação com o gráfico? Seria a mesma regra:comparar o maior mês/ano x anterior. Eu tentei aqui, mas não deu certo.

Obrigada novamente pelo seu empenho. 

Obs: editei essa resposta para dizer que um outro parceiro já colocou a solução pra mim e funcionou. Obrigada assim mesmo por sua ajuda.

abçs

Anonymous
Not applicable
Author

Renata, não consegui anexar meu qvf, mas seguem detalhes de como fiz

Crie 2 variáveis, uma puxando o mês anterior e outra o mês anterior do anterior.

ex.

MÊS/ANO1 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-1), 'MMM/YYYY')

MÊS/ANO2 = =DATE(addmonths(max([Mês/Ano]),-2), 'MMM/YYYY')

Na janela de variáveis, não esqueça de colocar o sinal de igual (=) antes da sua expressão, assim o qlik fara a avaliação da expressão fora do set analysis.

Depois, no seu objeto de KPI, troque a formula para:

(Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO1)'}>}cod_entidade)/

Count(distinct {<Promoção={'Promoção'},[Mês/Ano]={'$(MÊS/ANO2)'}>}cod_entidade))-1

Ok?

att,

Fernando

Not applicable
Author

PERFEITO FERNANDO !!!!

Era isso mesmo  !!! Funcionou !!!

Muitíssimo obrigada !!!!