Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Problemas com filtros no QlikView

Boa tarde,

Estou com um problema quando aplico um determinado filtro no QlikView, existe a necessidade aqui na

empresa de analisar dois tipos de objetivos, um chamado "Budget" e outro chamado "Comercial", como não

faz sentido que esses objetivos sejam analisados ao mesmo tempo criei um combo box que permite apenas um

valor selecionado, esse combo esta gerando problemas em algumas ocasiões, eu demorei um tempo pra

entender o que estava acontecendo mas acho que entendi o problema.

Eu tenho uma tabela que mostra o resultado de vendas de distribuidores do ano atual comparado a meta e

ao ano anterior e também a meta total do ano para cada distribuidor, classifiquei a tabela pela coluna

meta do menor para o maior para visualizar melhor onde ocorrem os problemas, segue imagem:

Na linha da Cargill a coluna da meta esta zerada e tem apenas valores em 2015 e 2016, quando eu clico na linha da Cargill o qlikview mostra dados incorretos, ele deveria apenas filtrar essa linha porem ele mostra dados do ano anterior como segue a imagem abaixo:

Se eu desmarcar a opção de apenas um valor selecionado no combo da meta o qlikview mostra os dados corretos, pelo que eu entendi ele esta perdendo todas as seleções já que eu estou tentando filtrar um registro que não tem meta sendo que o combo esta fixo em um certo tipo de meta, eu penso que poderia resolver isso inserindo registros com metas zeradas n tabela de metas do banco mas isso geraria uma quantidade gigantesca de registros desnecessários e só deixaria as coisas pesadas.

Existe alguma forma de eu conseguir selecionar esses registros sem meta no qlikview com o combo travado em um certo tipo de meta e ele mostrar os dados corretamente?

além desse problema esta ocorrendo outra coisa estranha, como é apresentado na primeira imagem existe a opção de visualizar os dados da tabela por Holding e Produto, esses campos são invisíveis pois não quero que eles apareçam nas seleções atuais, quando eu seleciono qualquer registro na tabela esse campo passa a ser visível nas seleções atuais, porque isso ocorre?

Desculpem pelo tamanho da mensagem mas eu já estava a um teminho com essas duvidas e não estava conseguindo resolve-las.

Labels (4)
6 Replies
nicolett_yuri

Flavio, vamos pelo mais fácil: No objeto de seleções atuais, não temos como omitir a seleção de um campo. Você pode tentar burlar isso usando o Estado Alternativo, mas não recomendo.

Sobre o seu problema principal, temos que entender melhor como esta a modelagem e os dados da sua aplicação. Sugiro que você crie um QVW reduzido e mascarado para disponibilizar aqui na comunidade.

Anonymous
Not applicable
Author

Como eu posso fazer isso?

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Flavio, com relação aos filtros de meta, como você tem registros com meta NULL, o ideial é você corrigir isso no script. Não precisa incluir registros com metas zeradas, Basta no load da tabela você colocar uma condicional para alterar os registros nulos, como mostrado abaixo.

TABELA:

LOAD

CAMPO1,

if( ISNULL( META), 'SEM META', META)      AS META

Porem vale lembrar que, como você deixa um filtro META fixado sempre em uma META sem a possibilidade de adicionar as outras metas, então os gráficos sempre mostraram os valores da META filtrada...

Caso em algum gráfico especifico você queira ignorar a meta filtrada e queira apresentar a soma de todas as metas, basta no set analisys você colocar um comando para ignorar o filtro de meta..

mais ou menos assim.. expressão... sum({<META =>}valor)      --- a expressão META = ignora o campo meta filtrado..

Anonymous
Not applicable
Author

Obrigado pela resposta Thiago, no caso eu preciso que a tabela continue mostrando dados mesmo que não tenha meta pois isso faz parte do resultado do mês. o que eu preciso é eliminar dessa tabela os registros que não tem nenhum dado em meta e realizado e isso também estou com dificuldade de fazer, se eu usar o Aggr de holding na dimensão ele elimina todos os registros que tem meta zerada mas como informei acima isso não pode acontecer.

Quanto a meta eu não posso ignora-la em nenhum gráfico, tem que ser a meta que o usuário seleciona mesmo, apenas uma meta por vez.

Vou tentar reduzir os dados aqui e postar o exemplo.

Anonymous
Not applicable
Author

Segue um modelo deste documento.