Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator

Ignorar Dimensão Mês da Expressão

Srs, Bom dia !

Estou com o seguinte cenário:

*** Nessa primeira expressão eu ignoro o mês da expressão, porém eu NÃO tenho o campo MES como DIMENSÃO do gráfico de barras. (FUNCIONA PERFEITAMENTE) , PARA O MEU GRÁFICO .

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO))'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))

Nessa Expressão eu tenho o MES, como DIMENSÃO do meu gráfico, pois eu faço a visualização mensal e ANO Atual X ANO Anterior, porém quando eu incluo o MES,para ser ignorado ele não respeita.

Gostaria de saber se posso ignorar o mês da seleção , ele estando como dimensão ?

E ou uma alternativa, para este cenário.

** Expressão para ano de 2016 **

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO))'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))

** Expressão para ano de 2015 ** ((ANO )-1)

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO)-1)'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))


Muito obrigado

Luiz Fernando Bezerra
Labels (1)
26 Replies
nicolett_yuri

O campo que você esta selecionando é o campo chamado MES ou é outro? No set analysis precisa incluir exatamente o campo que você esta selecionando

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Exatamente o mesmo campo, tomei esse cuidado antes de postar,pensei que pudesse ser algo relacionado a minha expressão  tratado pelo simbolo $, ou ordem de campo na expressão.

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Mascara os seus dados e manda a app.

Aqui tem como fazer isso:

Como obter ajuda? Leia antes de postar

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

nicolett.yuri‌ Boa Noite !

Desculpe a demora em responder.

Você está certo e aqui também funciona.

Porém quando eu passo a variável "$(vConvertNumber($", que utilizo para converter os números.

Tenho 2 cenários ele não traz dados no Objeto :

Obs : Aqui só incluo o que está em NEGRITO, e não me traz dados no Objeto

Expressão  (1)

=$(vConvertNumber($(=SUM({<Mês=,Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)))

_________________________________________________________________________________________

Expressão  (2) >> Dessa Forma me retorna valor, mas não ignora o filtro de Mês, caso eu inclua na expressão

//>>> Retorna Valor, mas removi da expressão :  $(=    /  Mês=,

=$(vConvertNumber(SUM({<Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)))


Qlik.JPG

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

É algum problema na chamada da sua variável, pois se você colocar a expressão direto, funciona.

Ainda não entendi o porque rsrs

Faça o teste:

if(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)<999,                            Num(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor),'##0,00 un'),
   if(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)>=1000        and SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)<=999999,    Num(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)/1000,'##0,00 mm'),
   if(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)>=1000000     and SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)<=999999999,Num(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)/1000000,'##0,00 mi'),
   if(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)>=1000000000,                    Num(SUM({<Mês, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)/1000000000 ,'##0,00 bi')))))
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Exatamente, não consegui identificar também !

E só crio a variável, para simplificar e formatar .

Com essa expressão no objeto também não me trouxe nenhum resultado.

nicolett.yuri‌ , existe alguma ordem que os campos devem ser mencionados na expressão ?

Me corrija se eu estiver dizendo bobagem .

Eu li um posto seu dizendo de caso que não se pode ignorar campos que são dimensões do objeto.

Neste caso estou fazendo isso, concorda ?

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Luiz, o problema não é esse, pois se você colocar qualquer campo para ser ignorado, inclusive um campo que não esteja na dimensão do seu gráfico, o resultado não será exibido. Faça esse teste para você ver.

Acredito que o problema esteja na chamada da variável com parâmetro, por algum motivo ele não esta aceitando o "ignorar seleção".

"Eu li um post seu dizendo de caso que não se pode ignorar campos que são dimensões do objeto." O contexto nesse caso é diferente, pois você quer apenas que sejam exibidos todos os meses, independente da seleção do mês.

"Existe a possibilidade de ser formatação do campo mês ?" Não, porque se você adicionar o campo Cliente, para ser negado, o resultado não será exibido, também.

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

nicolett.yuri

Acho que vou precisar  combinar sets de dados, porque o Qlik está achando que a virgula no set analysis é para o segundo parâmetro.

Da uma olhada neste post:

http://bi-review.blogspot.com/2012/05/how-to-write-reusable-and-expandable.html


Se preferir evitar a fadiga , coloquei em um documento .doc

Posso postar aqui ?


Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Perfeito Luiz, não havia notado isso!!!! Parabéns.

Então para resolver é simples, basta alterar a regra do seu set analysis com a utilização de operadores. No seu exemplo, basta fazer da seguinte forma:

$(vConvertNumber(

  SUM({<Mês=>+<Ano={"$(=Max(Ano))"}>}Valor)

))

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

nicolett.yuri

Eu apliquei de fato funciona!!

Mas não entendi o porque ele deixa os valores para o ano atual e anterior  iguais.

$(vConvertNumber(

  SUM({<Mês=>+<Ano={"$(=Max(Ano))"}>}Valor)

))

$(vConvertNumber(

  SUM({<Mês=>+<Ano={"$(=Max(Ano)-1)"}>}Valor)

))

Luiz Fernando Bezerra