Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jsobrinho
Creator
Creator

Prova técnica qlikview

Senhores boa tarde,

Gostaria de saber de vocês, o que as empresas esperam de um consultor Qlikview ao realizar uma prova técnica? O que é avaliado? O que mais tem valor como conhecimento da ferramenta e BI?

Considerando um nivel pleno, o que é esperado?

1 Solution

Accepted Solutions
branderbwcs
Contributor III
Contributor III

Oi José, tudo bem?

Em pouco tempo vou precisar contratar pessoas para me ajudar com o Qlikview aqui na empresa, afinal eu tenho que subir de cargo né, rsrsrs! Quando isso acontecer eu pretendo aplicar testes para testar a capacidade dos candidatos, segue aí o que acho que deve ser cobrado:

1. Ser capaz de entrevistar usuários e gestores para levantamento de sugestões e métricas;

2. Criar protótipos de telas e funcionalidades;

3. Desenvolvimento de ETL em bases internas e externas;

4. Armazenamento indexado dos dados tratados em repositório central (QVD);

5. Desenvolvimento de painéis com as métricas estipuladas pelos gestores;

6. Implementar política de segurança aos dados que gerencia o acesso das informações aos usuários;

7. Gerir o publicador controlando agendamentos das cargas e licenciamento dos usuários;

8. Ser capaz de gerar painéis que exibam estatísticas sobre a utilização dos usuários;

O que eu faria no seu caso é montar um cenário e passar a bola para o candidato, ao meu ver em nível "Pleno" ele deve ser capaz de realizar todas estas atividades.

Att,

Brander Weten.

View solution in original post

4 Replies
maiconmello
Creator III
Creator III

Qlikview é muito bom, muito bom conhecer a parte técnica.

Porém ótimo é agregar o negócio com a parte técnica.

Ou seja, tratar o negócio aprofundado, sugerir ao cliente as vezes como ele deve avaliar o dado dele, para que possa ter mais efetividade em sua avaliação.

Essa é minha concepção.

Maicon Mello

jsobrinho
Creator
Creator
Author

Maicon, obrigado por responder

Me desculpe, talvez eu não tenha sido claro...

O que uma empresa espera de um consultor BI qlikview ao contrata-lo? Em muitos processos seletivos para Consultor Qlikview as empresas enviam uma prova técnica, a partir dessa prova o que é avaliado, o que tem mais peso com relação ao conhecimento do profissional..?

maiconmello
Creator III
Creator III

Certo José, entendo que essas provas sobre a ferramenta, você deve entender as boas práticas da mesma.

Nuvem de dados(Estruturas), comandos como left join, inner, concatenate etc.

Avaliar performance, entender a estruturação do Qlik.

Esse é meu entender.

branderbwcs
Contributor III
Contributor III

Oi José, tudo bem?

Em pouco tempo vou precisar contratar pessoas para me ajudar com o Qlikview aqui na empresa, afinal eu tenho que subir de cargo né, rsrsrs! Quando isso acontecer eu pretendo aplicar testes para testar a capacidade dos candidatos, segue aí o que acho que deve ser cobrado:

1. Ser capaz de entrevistar usuários e gestores para levantamento de sugestões e métricas;

2. Criar protótipos de telas e funcionalidades;

3. Desenvolvimento de ETL em bases internas e externas;

4. Armazenamento indexado dos dados tratados em repositório central (QVD);

5. Desenvolvimento de painéis com as métricas estipuladas pelos gestores;

6. Implementar política de segurança aos dados que gerencia o acesso das informações aos usuários;

7. Gerir o publicador controlando agendamentos das cargas e licenciamento dos usuários;

8. Ser capaz de gerar painéis que exibam estatísticas sobre a utilização dos usuários;

O que eu faria no seu caso é montar um cenário e passar a bola para o candidato, ao meu ver em nível "Pleno" ele deve ser capaz de realizar todas estas atividades.

Att,

Brander Weten.