Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Alto consumo de CPU

Ola,

estou com um problema quando rodo minha aplicação no servidor, o consumo de CPU fica altíssimo, não estou conseguindo entender o que eleva o uso de CPU, existe alguma maneira de eu verificar no meu computador qual objetivo esta consumindo muito CPU? meu arquivo é leve, esta pesando 32 mb, não tenho nenhum calculo complexo tipo agregações pois movi tudo para a carga do script, talvez o calculo mais pesado que eu tenha seja concatenações onde desconsidero todas as dimensões exceto as que eu preciso em algumas abas, esse calculo poderia consumir muita CPU?

Eu uso muitas variáveis também, isso poderia aumentar o uso de CPU?

Eu precisaria saber alguma forma de mensurar esse consumo de CPU antes de subir o arquivo para o servidor pois no meu pc todas as abas rodam muito rápidas.

Labels (6)
44 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Muito obrigado Clever, eu fiz esse teste e postei nesse link https://community.qlik.com/message/1172408?et=watches.email.thread#1172408 , se precisar de mais alguma informação é so me falar.

abs

Clever_Anjos
Employee
Employee

Posta o qvw, por favor

Anonymous
Not applicable
Author

Segue o arquivo

Clever_Anjos
Employee
Employee

1) Não tem a ver com seu problema, mas seria interessante limpar seu modelo removendo os campos que não usa (anexo)

2) A tabela abaixo possui 14 dimensões, você precisa de tudo isso? Faça um teste, remova essa tabela e veja se a CPU continua no topo

ObjectId ObjectType Caption ObjectSize Calc Time Dimensions Expressions Distinct Expressions Actions Sheet Count
4416776 219 14 6 6 0 1
CH58Straight TablePerformance Distribuidor4416776219146601

3) Teria como você postar o conteúdo da varíavel eVolumeMensal?

4) Essa expressão abaixo, teria como alterar para alguma versão diferente que faça lógica na sua modelagem?

Sum({$<[Mes Contabil] ={'<=$(eMesContabilAtual)'}, Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =>}

Pick(ID_Tipo_Resultado, FaturamentoVolume, FaturamentoVolumeKE, FaturamentoLiquido))

+

Sum({$<[Mes Contabil] ={'<=$(eMesContabilAtual)'}, Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =>}

Pick(ID_Tipo_Resultado, PedidoVolume, PedidoVolumeKE, PedidoFaturamentoLiquido))

Talvez

Pick(ID_Tipo_Resultado,

Sum({$<[Mes Contabil] ={'<=$(eMesContabilAtual)'}, Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =>} FaturamentoVolume + PedidoVolume),

Sum({$<[Mes Contabil] ={'<=$(eMesContabilAtual)'}, Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =>} FaturamentoVolumeKE+ PedidoVolumeKE),

Sum({$<[Mes Contabil] ={'<=$(eMesContabilAtual)'}, Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =>} FaturamentoLiquido+ PedidoFaturamentoLiquido)

)

Anonymous
Not applicable
Author

1) Tem alguns campos que não estão sendo usados porque ainda não foi feita a aba que vão usa-los, mas eles serão usados em breve.

2) essa tabela é um database, tem as principais colunas necessárias para os usuários extrai-la e fazer analises. Tenho algumas duvidas nesse resultado dessa tabela, o que seria importante considerar para o desempenho dessa tabela? o calc time é em milesegundos? o que representa esse object size?

3)A variavel eVolumeMensal esta assim :

(

  Sum({$<[Mes Contabil] ={$1},Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =, [Ano Calendario]=>}

  Pick(ID_Tipo_Resultado, FaturamentoVolume, FaturamentoVolumeKE, FaturamentoLiquido))

  +

  Sum({$<[Mes Contabil] ={$1},Ano =,[Tri. Contabil] =, Mes =, [Ano Calendario]=>}

  Pick(ID_Tipo_Resultado, PedidoVolume, PedidoVolumeKE, PedidoFaturamentoLiquido))

)

4) Posso fazer essa alteração sim, dessa forma a performace do calculo é melhor?

Clever_Anjos
Employee
Employee

  • "o calc time é em milesegundos" Sim
  • "object size" Quantos bytes em memória o qlikview gastou para calcular o mesmo.
  • "Posso fazer essa alteração sim, dessa forma a performace do calculo é melhor?"  Teste as 2 versões, em Qlik é as vezes difícil ter uma regra de ouro, as vezes funciona melhor de um jeito, as vezes de outro. Como é rápido testar 2 ou mais versões eu testo para ver a que fica melhor
Anonymous
Not applicable
Author

Tentei fazer a alteração que você sugeriu no quarto item em um grafico que uso essa mesma logica, aconteceu um problema que não entendo a causa, seguem os resultados:

1.png

2.png

Aparentemente o Pick cancela o set analysis, o objetivo do grafico é mostrar o resultado do que for selecionado até o mes anterior, o resultado aparece no formato AnoMes. Na primeira formula isso acontece ja na segunda so aparece o periodo selecionado nos filtros de ano e mes acima.

Sabe o que pode causar isso?

Clever_Anjos
Employee
Employee

Sem conhecer a fundo a modelagem é um pouco dificil debugar

Clever_Anjos
Employee
Employee

Tente colocar

Sum(Aggr(

    Aquela expressao vai aqui,

    , Dimensao1 do Grafico, Dimensao2

))

Anonymous
Not applicable
Author

Vou tentar fazer isso em um arquivo de exemplo e ver se da o mesmo problema.

Esse calculo com aggr não iria requerer mais memoria por ter mais agregações? eu tenho dificuldade de saber qual a formula ideal em cada caso, como vc compara o resultado de uma formula com outra?