Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Alto consumo de CPU

Ola,

estou com um problema quando rodo minha aplicação no servidor, o consumo de CPU fica altíssimo, não estou conseguindo entender o que eleva o uso de CPU, existe alguma maneira de eu verificar no meu computador qual objetivo esta consumindo muito CPU? meu arquivo é leve, esta pesando 32 mb, não tenho nenhum calculo complexo tipo agregações pois movi tudo para a carga do script, talvez o calculo mais pesado que eu tenha seja concatenações onde desconsidero todas as dimensões exceto as que eu preciso em algumas abas, esse calculo poderia consumir muita CPU?

Eu uso muitas variáveis também, isso poderia aumentar o uso de CPU?

Eu precisaria saber alguma forma de mensurar esse consumo de CPU antes de subir o arquivo para o servidor pois no meu pc todas as abas rodam muito rápidas.

Labels (6)
44 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Coloque dois objetos na tela, cada um com uma formula diferente.

Fecho o Qlik (para limpar qualquer cache)

Abro novamente, espero calcular e vou na na propriedades e vejo qual gastou mais memoria e CPU.

Às vezes uma formula aparentemente mais complexa pode ser melhor, por isso é melhor sempre medir e comparar

Anonymous
Not applicable
Author

Entendi, você perguntou algo sobre a variável por ela estar demorando muito pra carregar?

Clever_Anjos
Employee
Employee

Pelo Doc Analyzer aquela variável é muito utilizada.

Se ela tiver problemas, acarretaria em vários locais

Anonymous
Not applicable
Author

Vou fazer esse teste que você sugeriu pra ver se reduz o tempo de calculo dela.

No geral você viu algo muito preocupando nesse qvw que enviei? algo que justifique um crash no servidor?

nicolett_yuri

Em complemento a resposta do Clever, algumas dicas:

  • Elimine dimensões calculadas de seus gráficos, dê preferência para tratar a informação no script e utilizar uma coluna sem nenhuma tratativa nas dimensões.
  • Como estão sendo criadas as suas chaves? O ideal é sempre criar utilizando AutoNumber (e funções derivadas: AutoNumberHash128, AutoNumberHash256...)
  • Verifique se existem muitos objetos sendo calculados ao mesmo tempo.
  • Adicione condições de cálculos em seus gráficos, por exemplo: Para exibir o resultado de uma tabela, é necessário selecionar 1 ano e 1 mês.
Anonymous
Not applicable
Author

As chaves estão sendo criadas com o AutoNumberHash128.


Tem só uma dimensão calculada que usa pick e não tem muitos objetos por aba.


Uma das minhas suspeitas é que eu tinha uma aba que usava 2 campos do tipo Inputsum, a tabela tinha uns 70 mil registros e para cada linha havia um inputsum, no Optimizer pedia pra eu formatar esses dois campos como numerico e declara-los como num() no script, eu n~]ao havia feito isso e vou fazer um teste amanha com essa alteração.


Declarar os campos numericos com num() e formata-los com o tipo correto numerico nas propriedades do documento da muita diferença na performance?

Clever_Anjos
Employee
Employee

>>2 campos do tipo Inputsum,

Grande suspeito!

Desabilita o recurso e veja como a aplicação se comporta

Anonymous
Not applicable
Author

Estou rodando ele no servidor sem esse campo e aparentemente esta ok, por enquanto só eu e mais 5 pessoas conseguimos acessar então não sei se da pra tirar muitas conclusões com essa quantidade de pessoas.

Não consegui formatar o inputfield como tipo numercio, no Optimizer ele continua pedido pra declarar esse tipo como num pois esta ocupando muito espaço.

Clever_Anjos
Employee
Employee

é impossível abrir mão do inputsum?

É um dos recursos mais pesados da ferramenta

Anonymous
Not applicable
Author

Tem uma aba que fazer cálculos de acordo com o que o usuário digita, você já trabalhou alguma vez com esse inputfield? caso ja tenha saberia dizer se existe algo que aumenta a performance ao trabalhar com esse recurso?