Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Link table ou Concatenate

Ola,

sei que esse deve ser um assunto muito antigo do QlikView mas como eu sou novato isso me gera duvidas, quando eu estudei o QlikView o entendimento que tive é que quando você trabalha com fatos com diferentes estruturas a link table seria uma opção, quando as tabelas tem a mesma estrutura o concatenate seria um opção, não falava sobre performance e coisas do tipo, como eu tenho 5 fatos atualmente e elas tem vários campos diferentes uma da outra eu optei pela link table pelo motivo de conseguir ter todas as fatos no modelo com apenas os campos que não coincidem nas tabelas e também pelo fato de eu ter uma unica tabela central com todas as chaves primarias que aparecem de forma distinta, do meu ponto de vista naquele momento esse era o modelo perfeito já que eu conseguia ter todas as fatos que precisava e ainda economizar espaço.

Como tive um problema de uso de CPU no servidor esses dias (cm grandes chances de ser por um campo inputfield) eu acabei estudando métodos de de otimizar o modelo de todas as formas possíveis lendo artigos e com a ajuda da comunidade, isso me fez chegar a essa postagem https://community.qlik.com/blogs/qlikviewdesignblog/2012/09/12/to-join-or-not-to-join?&_ga=1.2121170...

Então pelo que eu entendi de tudo que eu li sobre o velho caso do concatenate vs linktable é que o concatenate teria mais performance do que a link table pelo fato de não ser necessário fazer joins entre tabelas pra obter os resultados, como o qlikview faz os cálculos em tempo real de acordo com as seleções dos usuários a performance poderia cair no caso da linktable devido ser necessário buscar resultados em diferentes tabelas, principalmente em modelos que trabalham com muitos dados e o meu modelo tende a ficar bem volumoso. O autor recomenda sempre concatenar as fatos.