Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Como trabalhar com metas.

Boa tarde galera

As metas estabelecidas são definidas na expressão ? ou tem que criar alguma tabela ?

Por ex:

Estou usando o BD AdventureWorks, e achei um dashboard na internet mostrando uma analise desse mesmo banco com Metas. Se tiver que criar alguma tabela, por favor me orientem.

DashboardEx2Temporario.png

DerOriginal.png

4 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

as metas são quantidades ou valores para um dado período.  Normalmente estão em banco ou mesmo em um XLS.

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Alessandro,

Hummm entendi,

no caso do exemplo acima, quem criou o projeto que elaborou a tabela de metas ?

Como eu criaria esta tabela? Imagino que eu tenha que relacionar a tabela meta com algo, to meio perdido nessa questão.



Anonymous
Not applicable
Author

Daniel,

A pessoa que projetou essa modelagem criou sim a tabela de metas, mas ele fez isso pra atender uma necessidade do negócio, então por exemplo pode ser que a necessidade do negocio seja estabelecer metas por cliente, produto que cada cliente vende e período, podem ser estabelecido metas de faturamento, de volume, de preço médio, etc... então a tabela de metas deve ser capaz de descrever essa necessidade, ela deve possuir os campos necessários pra armazenar esses dados, cada negócio tem um tipo de acompanhamento de metas. Muito provavelmente o cara que projetou esse banco não foi a pessoa que criou as metas, os dados que vão popular essa tabela são enviadas por um departamento da empresa, pode ser o setor de administração de vendas, um departamento que gerencia receita tipo RM, entre outros.

Caso você esteja projetando um sistema ou estudando a construção de banco de dados você pode criar a tabela de metas e popular ela com dados fictícios pra você fazer seus testes.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel, conforme o  Flavio comentou, normalmente a área de negócios vai demandar a necessidade de metas e ela vai te dar estas metas, sejam elas de vendas, produção ou outra qualquer.  Se for de vendas por exemplo, ela vai te passar que seria por vendedor.  Assim, você teria uma tabela ou mesmo em excel

2016-12-21 08_14_09-Pasta1 - Excel.png

e esta tabela seria lida e seria criado algum objeto que mostraria por exemplo a meta no ano e mes selecionados do vendedor X contra o realizado (as vendas).

Esta seria a ideia, a grosso modo.....

furtado@farolbi.com.br