Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Transformação dos dados.

Boa tarde Pessoal,

Como faço pra somar o TotalOrderTOTAL por SalesOrderID ? Da forma como estou fazendo ele soma TotalOrderTOTAL por item do pedido. Segue na imagem abaixo como está.

SUM-TOTAL-ERROR.png

Mas, o resultado teria de ser igual a imagem abaixo. Porém, estou usando um distinct sobre o campo TotalOrderTotal. O que é errado, mas serve pra mostrar o que quero fazer.

SUM-TOTAL-OK.png

Segue em anexo meu QVD.

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Daniel,

Se você precisar do valor apenas em tempo de gráfico, essa expressão abaixo deve funcionar.

Sum(total <SalesOrderID> Aggr(

Sum(TotalOrderDetail) + Avg(TotalFreight) + Avg(TotalTaxAmt),

SalesOrderID

))

é a ultima coluna da esquerda

Capturar.PNG

View solution in original post

19 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

sum(total <SalesOrderID> TotalOrder)

Not applicable
Author

Clever Anjos,

SUM-TOTAL-1Tentativa.png

Nao deu, a soma total do salesOrderID(43659) deveria ser igual R$ 36.877,41.

Alias, o que seria esse total antes da expressao de conjunto "total <SalesOrderID>"

Att. Daniel Veloso

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

o campo TotalOrderTOTAL ja é a soma do seu pedido e esta na capa. Então, se você coloca ele com item na dimensao, ele vai mostrar para cada linha o mesmo valor, vista que esta na capa.

Se você tem uma analise dos pedidos do dia ou mês, (uma linha para cada pedido) poderia usar este campo (embora não vai respeitar seleções de grupo/família/produto por exemplo) que é o total do pedido e fica mais rápido o calculo.

Mas se tem na tela os itens, deveria mostrar o valor do item e a somatória seria o valor do pedido.

Na imagem abaixo selecionei o Pedido e coloquei na tela o campo TotalOrderTOTAL, que é o seu total.

2016-12-26 12_25_09-QlikView x64 - [C__tmp_Conversor.qvw_].png

furtado@farolbi.com.br
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

talvez o campo fosse o TotalOrderDetails mas ai o valor dele não é igual ao TottalOrderTOTAL. Mas pode ser pois você não leu os mesmos campos e sim do produto, o que poderia dar diferença nos números.

2016-12-26 12_32_10-QlikView x64 - [C__tmp_Conversor.qvw_].png

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Alessandro,

Correto Alessandro, de acordo com tudo.

Só nao entendi bem o que disse nessa frase abaixo.

"Mas se tem na tela os itens, deveria mostrar o valor do item e a somatória seria o valor do pedido."

É preciso usar uma expressão de agregação para usar nos gráficos. Repare como fica.

SUM-TOTAL-2Tentativa.png

Att. Daniel Veloso

Not applicable
Author

Alessandro,

Se eu usar o TotalOrderDetails, daria certo seu eu somasse mais TotalTaxAmt e TotalFreight. Só nao pode ocorrer de somar para cada SalesOrderDetailID.

att. Daniel Veloso

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

usando o TotalOrderDetails

2016-12-26 13_08_09-QlikView x64 - [C__tmp_Conversor.qvw_].png

furtado@farolbi.com.br
Clever_Anjos
Employee
Employee

Engraçado aqui deu exatamente R$ 36.877,41

Capturar.PNG

Not applicable
Author

Alessandro,

Desta forma, estaria correto se eu nao tivesse de somar o TotalTaxAmt + TotalFreight sobre o valor total do pedido.

Se eu estiver equivocado, por favor me avise.

att. Daniel Veloso