Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
marcelviegas
Creator II
Creator II

$syn

Prezados,

La vai uma duvida.

Se eu tenho 2 duas tabelas fatos e duas tabelas de dimensões e em cada tabela fato utilizam cada um o id das duas dimensões como não gerar $syn?

Segue exemplo do modelo em anexo

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
maiconmello
Creator III
Creator III

Por isso que prefiro concatenar tudo !

View solution in original post

7 Replies
maiconmello
Creator III
Creator III

Bom dia ,

Concatena as 2 fato.

Load * fato1;

concatenate

Load * fato 2;

Capturar.JPG

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Maicon,

suponhamos que eu tenha uma fato (entrega) onde os campos sao: idEntrega, idMaterial, nomeResponsavel, valor e outros campos.

e outra fato que se chame (despesa) onde os campos são: idDespesa, descrição, valor, material e outros campos.

São fatos bem distintos, devo concatenar mesmo assim, sendo que a unica coisa que os uni seria o idMaterial?

Abração.

maiconmello
Creator III
Creator III

Não teria problema, onde for campos iguais , coloca sempre os mesmos nome entre uma fato e outra.

Ele faz como se fosse um unio do SQL, a diferença que o concatenate vai juntar as duas mesmo sendo colunas diferentes.

Ai campo que existe em uma fato e não na outra ele vai criar co valor null.

Agora quiser manter as fatos separadas, campos iguais entre uma fato e outra, renomeie.

Exemplo :

fato:

Load campo1 as fata_Campo1 , x,z from fato;

fato1;

Load campo1 as Fato1_Campo1, t,r,w from fato 1;

nas dimensões coloque o mesmo nome para ligação de cada fato.

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Mas se eu renomear o campo de ligação (material) eu não posso usar a mesma tabela de dimensão né, porque não ligaria pois os campos não ficariam iguais para as tabelas.

Certo?

Abração e obrigado a atenção!

maiconmello
Creator III
Creator III

Por isso que prefiro concatenar tudo !

marcelviegas
Creator II
Creator II
Author

Obrigado meu irmão vou adotar esta pratica!!!

maiconmello
Creator III
Creator III

Só mais um detalhe, campos que forem iguais, deixa sempre iguais, isso facilita para ligar as outras dimensões.