Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Duvida desconsidera qlikview

Bom dia, estou com dificuldade para desconsiderar produtos e clientes. O que eu necessito, possuo um gráfico e duas tabelas dinâmicas, ambos precisam desconsiderar produtos e clientes de uma determinada empresa. Na tabela clientes eu tenho uma coluna que defino se é para desconsiderar ou não, mesma coisa para a tabela produto. O problema é que preciso desconsiderar alguns produtos para determinados clientes, ou todos os produtos. Mas não encontrei nada semelhante que pudesse me dar um norte para esse script. Alguém já precisou fazer algo semelhante que pudesse me ajudar? Ate criei uma tabela Desconsidera que nela coloco o cliente, produto e empresa, mas não estou conseguindo fazer com que essa tabela, funcione para o gráfico e as tabelas analíticas. Espero que possam me ajudar. Obrigado por enquanto.

Labels (3)
10 Replies
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Boa tarde,

Poderia postar o seu modelo de relacionamento entre as entidades?

Pode ser que seja preciso criar um campo que vai identificar cada tipo de cliente e produto, aí você faria sua expressões em SetAnalysis excluindo determinados clientes e ou produtos.

Att,

Tiago Cardoso

Not applicable
Author

Boa tarde Thiago, obrigado pelo retorno, estou enviando em anexo zip com imagens do banco e layout qlikview.

JacksonAlfonso
Creator
Creator

Sem mandar um qvw de exemplo fica difícil de ajudar....tenta gerar uma massa de dados para testes e anee aqui, que fica mais tranquilo de te ajudar.

Ref.:  Como obter ajuda? Leia antes de postar

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Gabriel, pelo que eu entendi, em cada tabela tem uma coluna que dirá se aquele registro será desconsiderado ou não, indicado por S ou N, certo?

A tabela desconsidera ao meu ver ficou um pouco confusa, mas entendi que determinados produtos são desconsiderados para determinados clientes....

Qual expressão você utiliza?

São muitos clientes desconsiderados e produtos também?

Você poderia fazer a carga deles separados em outra tabela.

Ou pode mandar um qvw de exemplo para a comunidade analisar.

Att,

Tiago Cardoso

Not applicable
Author

Boa tarde Thiago, criei uma qvw com algumas tabelas, nela esta a tabela cliente, desconsidera, produto, vendas e empresas. A tabela vendas eu liguei com a tabela cliente, se eu utilizar o desconsidera dela, funciona, o problema é que vou ter varios clientes que desconsideram alguns produtos e alguns clientes desconsideram todos os produtos. Por exemplo o cliente 159 compra da empresa 1, preciso desconsiderar todos os produtos.

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Boa tarde, mande um print de alguma(s) tabela(s) que você cria ou gostaria de criar.

Not applicable
Author

grafico acumulado.PNG

Not applicable
Author

Tiago esses são alguns cenários, que preciso utilizar a tabela desconsidera

vendas diario.PNG

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

O campo COD_CLIENTE não está relacionado aos outros campos referentes ao cod_cliente, se resolver isso, talvez consiga.

Faz um teste assim:

na tabela cliente, além do que você já fez, replica o campo COD_CLIENTE_C assim:

COD_CLIENTE_C,

COD_CLIENTE_C AS COD_CLIENTE

Vai estabelecer uma nova relação, a única que resta (Já possui relação com empresa e produto, falta o cliente. Mesma regra de tabela de ligação) e creio que um if simples resolverá sua vida.

Como não tenho os arquivos aqui, não consigo realizar essa alteração.

Att,

Tiago Cardoso