Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Conectar em base de dados Mysql

Pessoal, boa noite.

Talvez seja uma dúvida primaria a minha.

Adquiri uma base de dados com Ceps no formato sql (MySql).

Como poderia me conectar nela com o Qlik Sense? Pelo que entendi tenho que configurar uma conexão ODBC, seria isso?

Se sim, qual driver usar, ou o Qlik Sense tem um conector próprio?

Muito obrigado.

Labels (1)
37 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Agora que entendi, desculpe.

Qual a extensão dos arquivos?

Qual o conteúdo daqueles arquivos? São texto? Tente abrir uma copia com o Notepad++

Anonymous
Not applicable
Author

Clever, a extensão é sql pelo que entendi. Eu consegui carregar eles no qlik sense. Porém acho que não é da maneira que deveria ser. No começo do arquivo aparecem alguns comandos como criar a tabela, em seguida dropar, identifica o campo chave e ai lá embaixo estão as informações.

Creio que talvez eu tenha que abrir esses arquivos com um sgbd para depois se conectar a esse banco.

Se arrependimento matasse, eu teria pego o arquivo já em CSV.

Mas vamos lá, tem jeito pra tudo.

Print - extensão.png

Clever_Anjos
Employee
Employee

Pelo visto o que te enviaram é um arquivo texto com os dados para criar uma (ou mais) tabelas em um servidor MySQL.

Você tem algum servidor ativo de MySQL ai na sua empresa? Precisaria executar esse arquivo primeiro onde os dados seriam carregados para depois você conseguir recuperar as informações via Qlik

Clever_Anjos
Employee
Employee

Se não tiver ai, pode criar online em https://www.db4free.net/

Anonymous
Not applicable
Author

Fiz o cadastro nesse link que me passou, mas acredito que deve estar com algum problema. Estou aguardando o e-mail para confirmar o cadastro e ainda nada.

Eu tenho aqui na empresa o Microsoft Sql servver management studio.

Consigo usar ele pelo que entendi.

Clever_Anjos
Employee
Employee

O management studio é uma ferramenta para conecta a um banco Microsoft SQL Server.

Talvez tenha que ajustar o script para usar em um banco com outra estrutura

Anonymous
Not applicable
Author

Exatamente, até tentei executar, porém deu erro.

E seguimos tentando. Uma hora vai.

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Diego, pelo que entendi, é isto o que você precisa:

1 - Baixar o XAMPP - XAMPP Installers and Downloads for Apache Friends

2 - Abra o XAMPP Control Panel

3 - Inicie os serviços do servidor php e o  MySQL, como na imagem abaixo.

xampp-control-panel.png

4 - Após iniciar os serviços, clique no botão admin referente ao MySQL.

Quase lá...

5 - Clique no botão que está à esquerda na parte superior ('new') para criar uma nova base de dados (coloque o nome dela de 'cep', sem aspas).

1.JPG

6 - Após criar a base de dados 'cep', não clique em nada, a não ser em 'importar', como na imagem abaixo:

2.JPG

7 - Agora clique no botão para escolher um arquivo fonte, no caso o seu '.sql':

3.JPG

8 - Após selecionado o arquivo a ser importado, role a página até o fim (lá em baixo) e clique no botão 'executar':

4.JPG

9 - Agora sim configure a sua conexão usando o driver do MySQL e tudo mais que os camaradas já citaram acima. PS.: Caso o driver não funcione, procure por outro driver, só que para banco de dados MariaDB. Como o MySQL é pago agora, existe o MariaDB que tem alta compatibilidade e bla blá isso não te interessa no momento. Apenas procure outro driver se o do MySQL não funcionar.

Outra solução seria você baixar o MySQL Communnity que é free para developers, mas não sei como importar DUMPS diretamente pela interface Workbench.

E outra, a maioria dos DUMPS até onde eu sei são gerados pela ferramente que eu lhe instrí a usar acima. Qualquer dúvida abra o seu '.sql' com editor de texto e olhe as primeiras frases comentadas, geramente fica assim:

5.JPG

Bom, é isso.

Espero que lhe seja útil, amigo.

Att,

tiagocardoso

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Mais juda sobre importação de base de dados você pode encontrar aqui:

Tutorial bem rápido e sem imagens.

Como importar um banco de dados pelo phpMyAdmin? - PERGUNTAS FREQUENTES - CybernetFX

Uma coisa que eu acabei fazendo, e caso isto lhe ajude, futuramente pode fazer o que eu fiz na minha máquina:

1 Instalar o MySQL Community free

2 Instalar e configurar o Apache 2.4

3 Instalar e configurar o PHP 7

4 Baixar Gratuitamente o phpMyAdmin em https://www.phpmyadmin.net/ - recomendo, pois acho mais fácil do que o gerenciador Workbench que vem instalado por padrão para gerenciar o MySQL

5 Colocar o phpMyAdmin na pasta htdocs do seu servidor Apache

6 Digitar no navegador 'localhost/phpmyadmin'

7 Ser feliz e gerenciar suas bases de dados!

Anonymous
Not applicable
Author

Fala Tiagão, vou seguir os passos que me passou.

O começo do arquivo está assim:

# Host: localhost  (Version: 5.5.5-10.1.16-MariaDB)

# Date: 2017-02-27 12:56:09

# Generator: MySQL-Front 5.3  (Build 2.59)

Pelo que vi esse MariaDB vai dar boa no Xamp.

Vamos ver o que consigo.

Obrigado de momento.