Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Dúvida - Referencia Circular

Bom dia

Estou com um problema e gostaria da ajuda da comunidade, estou utilizando o Qlik Cloud para fazer um board para comparar previsto de venda de 2017 com as vendas de 2017.

Os meus dados vendidos e minha previsão de venda tem um campo de data em comum, onde eu criei uma entidade calendário juntando os dois campos até aí aparentemente esta tudo ok. Quando faço os filtros de data utilizando a data do calendário funciona corretamente.

Meu problema começa quando eu tento utilizar qualquer um outro campo como filtro, por exemplo grupo de produto, equipe de venda etc.

Eu preciso criar um vinculo onde eu possa filtrar utilizando apenas um grupo de produto e o qlik faça um filtro para ambos dados (vendido e previsto).

Pensei em criar uma entidade para grupo de produto e vincular as tabelas vendas e previsto, porém como já tenho o calendário vinculando as duas tabelas apresenta a mensagem de referência circular.

Minha dúvida é como posso fazer esse tipo de filtro, sem que seja necessário colocar dois campos de filtro de grupo de produto, um para vendido e outro para previsto.

Obrigado

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Entendi, esqueci que estava usando o sense, você teria que adicionar outra seção e fazer um load com concatenate

View solution in original post

9 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Se possivel anexe um print da sua modelagem atual.

Acredito que no seu caso o mais simples seja ter apenas uma tabela com o previsto/realizado

Not applicable
Author

Clever


Não se é isso que gostaria mas acredito que sim, segue.

Do lado DbVisualizer é o meu realizado, do lado PRINCIPAL seria o meu previsto.

Existem alguns campos como banda, grp_banda, validade, tipo_licenciamento do lado do DbVisualizer que tem uma correspondência para a tabela PRINCIPAL e eu tinha pensando em criar um De Para utilizando uma tabela nova para cada uma destes vínculos, ai cheguei ao problema de referencia circular.

Captura de Tela 2017-03-08 às 11.21.48.png

Clever_Anjos
Employee
Employee

Faça com apenas uma tabela, será bem mais efetivo do que ficar tratando.

Em tempo, você usa realmente todos esses campos?

Procure limitar e trazer para o Sense apenas o que for usar

Not applicable
Author

Entendi, neste caso eu juntaria os dados que eu tenho em comum em uma única planilha e marcaria o que é previsto e o que é realizado em um novo campo? É esta a ideia?

O problema disto é que sempre que eu precisar atualizar eu teria que apagar todo meu realizado e reinserir o previsto, mas totalmente contornável, para essa necessidade.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Não, via script você faria um join ou um concatenate entre as duas tabelas

Not applicable
Author

Clever, seguindo sua sugestão surgiu uma outra dúvida, eu carrego as tabelas via script automático, eu pensei em criar uma sessão depois para criar uma terceira tabela juntando os dados.

Mas não sei como fazer isso usando as duas outras carregadas, isso é possível?

Clever_Anjos
Employee
Employee

Não entendi bem o que chama de "via script automático"

Not applicable
Author

Eu importo meu arquivo de dados, neste caso csv e um xls e seleciono os campos que desejo adicionar.

O Qlik cria o script de importação automaticamente.

Segue imagem abaixo.

Captura de Tela 2017-03-10 às 11.41.00.png

Clever_Anjos
Employee
Employee

Entendi, esqueci que estava usando o sense, você teria que adicionar outra seção e fazer um load com concatenate