Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Função above (descrescente)

Boa tarde comunidade,

Estou com uma situação complicada, preciso realizar um gráfico que responda a seguinte regra de negócio do cliente:

"hora tal que a soma de todas as outras horas nos últimos 365 dias com movimento igual (inclusive) ou superior a ela totalize um volume acumulado de 3,5% do movimento nesse mesmo período."


Simplificando, preciso analisar a movimentação, e destacar o momento em que o acumulado de movimentações atinja "3,5%", para isso preciso ordenar as movimentações em ordem decrescente, realizar o cálculo do acumulado de movimentações e calcular o percentual desta coluna acumulada, e assim destacar quando esse acumulado atingir 3,5%...


Situação atual, estou usando uma dimensão aonde tenho Dia e Hora concatenados, para o calculo do acumulado estou usando esta formula "rangesum (above( sum(pax), 0, rowno()))", porém não consigo ordenar o calculo de acordo com a coluna de movimentações (Sum(pax)) em ordem decrescente (tentei pela aba de classificação e nada), e para o calculo percentual estou usando a seguinte formula "rangesum (above( sum(pax), 0, rowno()))/sum(TOTAL pax)"


Segue amostra do resultado atual.


amostra.PNG


Agradeço qualquer ajuda!


Cássio.

Labels (1)
5 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

  • Coloque Sum(pax) como primeira opção de ordenação.
  • Marque "Personalizar"
  • Coloque como "Decrescente"

Capturar.PNG

Not applicable
Author

Obrigado por responder rapidamente Clever.

Já tentei isso, porém a ordenação não muda.

Amostra 2.PNG

Clever_Anjos
Employee
Employee

Então use este  recurso  The sortable Aggr function is finally here!

Not applicable
Author

Clever, obrigado pela indicação do artigo, porém não consegui adaptar para o meu caso.

Fiz assim mas não funcionou "aggr(sum(pax),(datahora,(NUMERIC, DESCENDING)))"


Acredito que o datahora não tenha sentido nessa formula, correto? uma vez que só quero ordenar as movimentações de forma decrescente, e também não pensei em outra "agregação" que fosse viável nesse caso,


Se não for pedir muito, pode me ajudar na construção desta fórmula?

Obrigado!

Abraço


Clever_Anjos
Employee
Employee

Você precisa ordenar justamente por sum(pax)

Veja um tutorial: Recipe for a Pareto Analysis – Revisited