Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AndreFrencl
Contributor III
Contributor III

Selecionar um filtro que dispara uma expressão

Ola, amigos!

Tenho uma tabela financeira que me mostra o limite de credito e o saldo devedor. Quando divido um pelo outro, me mostra o % de limite utilizado na data. Pois bem...

Preciso criar um list box com os seguintes filtros:

< 50%

51 a 80%

> 80%

Ao selecionar um desses filtros, ele exibirá na tabela somente as linhas cuja expressão (limite de credito / saldo devedor) esteja dentro desse filtro.

Como fazer isso?

abs

André

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
mauroponte
Creator II
Creator II

André,

Fiz uma aplicação exemplo utilizando uma combinação de InLine, Variaveis e disparadores.

Estou anexando o QVW exemplo.

Se te atender analise o inline de faixas no script, as variaveis vLimite1 e vLimite2, e os disparadores para o campo Descrição_Faixa.

Espero que te ajude.

View solution in original post

14 Replies
TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Boa tarde André,

segue exemplo didático de como fazer isto de forma resumida via expressão em script.

Att,

tiagocardoso

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Caso você não use o qlikview, segue Script:

LOAD

if((limite_credito/saldo_devedor)*100 <= 50, '<= 50 %',

  if((limite_credito/saldo_devedor)*100 >= 50

  AND

  (limite_credito/saldo_devedor)*100 <= 80, '51 a 80 %', '> 80 %')) AS Filtro,

* INLINE [

    data, limite_credito, saldo_devedor

    01/01/2017, 500, 1500

    02/01/2017, 1100, 1600

    03/01/2017, 1700, 1800

];

TiagoCardoso
Creator II
Creator II

Acredito que se utilizar a mesma expressão que utilizei no script, só que em uma listbox, surtirá o mesmo efeito!

AndreFrencl
Contributor III
Contributor III
Author

via script nao adianta. Explico porque:

Existem varios registros com cliente AAA, de acordo com a sua data de movimentação. Ao fazer um IF diretamente no script, vai apontar dados inverídicos.

Na tabela, aponta o total das informações deste cliente. E é no total que me mostra a % utilizada.

mauroponte
Creator II
Creator II

Andre,

O Saldo devedor é formado pela soma de mais de um documento em aberto?

AndreFrencl
Contributor III
Contributor III
Author

Oi, Mauro. Sim....

Na tabela, está assim:

CLIENTE   |   DATA       | INFO123333 | CREDITO  | DEVEDOR

AAA           |  01/01/01   | aseaskldja    | 100.00        | 80.00

.....

Nao é um unico registro e sim uma tabela que mostra movimentação diária. Por isso nao posso montar o filtro pelo script.

O que preciso é montar um filtro via INLINE e , de acordo com a seleção, filtrar todos cujo "limite disponivel" apontado na soma do "credito - devedor" apresenta no designer.

rogerioalmeida
Creator
Creator

Andre,

Acredito que você pode utilizar um Inline contendo estas informações que você precisa.

INLINE [

    coluna a, coluna b

     1          < 50%

     2          51 a 80%

     3          > 80%

];

Com isso essas informações ficarão em uma lista separada.

Utilizando um set analysis buscando a informação selecionada nesta lista poderá utilizar para fazer seu calculo.

Ou ainda utilizar o IF mencionado pelo Thiago acredito que poderá funcionar.

Espero ter ajudado.

AndreFrencl
Contributor III
Contributor III
Author

Oi, Francisco.

Na tabela, está assim:

CLIENTE   |   DATA       | INFO123333 | CREDITO  | DEVEDOR

AAA           |  01/01/01   | aseaskldja    | 100.00        | 80.00

.....

Nao é um unico registro e sim uma tabela que mostra movimentação diária. Por isso nao posso montar o filtro pelo script.

O que preciso é montar um filtro via INLINE e , de acordo com a seleção, filtrar todos cujo "limite disponivel" apontado na soma do "credito - devedor" apresenta no designer.

rogerioalmeida
Creator
Creator

Andre,

Acho que me expressei errado, você montaria este inline apenas para ter a informação na modelagem, mais você colocaria uma lista no seu Dashboard com estas informações e utilizaria um IF ou Set Analysis assim ter a opção de selecionar o que deseja e de acordo com a seleção ter uma formula.

Att