Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Comparativo - YTD

Boa noite,

Gostaria de comparar o acumulado do ano atual com o acumulado do mesmo período do ano anterior. Como faço?

Exemplo:

Jan + Fev/2015 vs Jan + Fev/2014


Imaginem que estou comparando as vendas de 2014 com 2015 e quero saber se o desempenho do ano atual está melhor ou pior.



Obrigada.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Núbia.

Não sei como é a sua base, mas deixo aqui um exemplo de como fazer:

Sum({<Data={'<=$(=Date(Today()))'}>} Vendas) //Considerando que há seleção no ano corrente. Senão tem que incluir o parâmetro no ano no set analysis ex: Sum({<Ano={'$(=Year(Today()))'}, Data={'<=$(=Date(Today()))'}>} Vendas)

/

Sum({1<Ano={'$(=Year(Today())-1)'}, Data={'<=$(=Makedate((Year(Today())-1),Month(Today()),Day(Today())))'}>} Vendas)

Editado:

Caso você queira fazer com o mês, ou data de seleção (ex: Selecionado Fev, e ele fará de Jan a Fev), é só utilizar no lugar do Today() a função GetFieldSelections(<Nome do Campo>).

View solution in original post

5 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Núbia.

Não sei como é a sua base, mas deixo aqui um exemplo de como fazer:

Sum({<Data={'<=$(=Date(Today()))'}>} Vendas) //Considerando que há seleção no ano corrente. Senão tem que incluir o parâmetro no ano no set analysis ex: Sum({<Ano={'$(=Year(Today()))'}, Data={'<=$(=Date(Today()))'}>} Vendas)

/

Sum({1<Ano={'$(=Year(Today())-1)'}, Data={'<=$(=Makedate((Year(Today())-1),Month(Today()),Day(Today())))'}>} Vendas)

Editado:

Caso você queira fazer com o mês, ou data de seleção (ex: Selecionado Fev, e ele fará de Jan a Fev), é só utilizar no lugar do Today() a função GetFieldSelections(<Nome do Campo>).

Clever_Anjos
Employee
Employee

Já conseguiu a resposta? Se sim, escolha uma e marque como "Correta" para fechar o tópico e nos ajudar a manter a comunidade organizada

Not applicable
Author

Boa tarde!!

Estou com a mesma dúvida acima!!

Tentei essa expressão e não deu certo

Sum({<Data={'<=$(=Date(Today()))'}>} <Nome do Campo>)


Mas não deu certo, ele considera somente o mês que eu filtro e não a soma, por exemplo:

Quando eu seleciono Fev, deveria mostrar a soma de Jan e FEV.

Clever_Anjos
Employee
Employee

Ana, sugiro você utilizar uma tecnica chamada AsOf, com ela fica super simples você obter o que está querendo

Calculando acumulados com tabelas "AsOf"

Not applicable
Author

Obrigada Clever!

Acabou dando certo com a expressão após alguns ajustes.