Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Soma Condicional

Prezados,

Quando eu importei meus dados gerou-se uma tabela tipo esta abaixo:

ele entendeu que a tabela havia o mesmo formato e colocou os dados um debaixo do outro o que diferencia e o campo tipo para informar se e orçado ou real.

E quando fui montar o Layout me veio a duvida como consigo fazer que os dados sejam somados nas colunas conforme exemplo de layout abaixo:

Desde já agradeço,

Gustavo Amorim

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

2015-02-10 22_07_51-.png

a dimensao esta acima e abaixo a expressao

if(ValueList('Orcado','Realizado','Delta')='Orcado'   ,sum( {<tipo={"orcado"}>} dados),

if(ValueList('Orcado','Realizado','Delta')='Realizado',sum( {<tipo={"real"}>} dados),

  num( (sum( {<tipo={"real"}>} dados) / sum( {<tipo={"orcado"}>} dados))-1 ,'#.##0,00%' )))

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

7 Replies
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite Gustavo.

Segue um exemplo usando o valuelist.

2015-02-07 21_08_51-QlikView x64 - [C__tmp_soma condicional.qvw].png

furtado@farolbi.com.br
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

obs : os numeros eu coloquei diferente por isto nao vao bater com o seu exemplo.....

furtado@farolbi.com.br
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Gustavo, bom dia!

Se eu entendi, vc quer apenas somas os dados conforma a tabela abaixo..

Basta fazer o seguinte:

No gráfico coloque apenas a dimensão de RECEITA/DESPESA

na expressão vc fará uma para REAL e outra para ORÇADO:

na de real será:   sum({<tipo = {'real'}>}dados)       ai coloca o nome da expressão de Real

na de orçado será sum({<tipo = {'orçado'}>}dados)  

Espero ter ajudado.

Thiago Gonçalo

Not applicable
Author

Alessandro, consegue me enviar somente o texto da expressão ao invés de enviar o QVW?

Desde já agradeço,

Gustavo

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Boa noite.

2015-02-10 22_07_51-.png

a dimensao esta acima e abaixo a expressao

if(ValueList('Orcado','Realizado','Delta')='Orcado'   ,sum( {<tipo={"orcado"}>} dados),

if(ValueList('Orcado','Realizado','Delta')='Realizado',sum( {<tipo={"real"}>} dados),

  num( (sum( {<tipo={"real"}>} dados) / sum( {<tipo={"orcado"}>} dados))-1 ,'#.##0,00%' )))

furtado@farolbi.com.br
Not applicable
Author

Obrigado!

Not applicable
Author

Olá Alessandro,

Bom dia!

 

A sua postagem me ajudou bastante, contudo estou com dificuldades para executar um comando e gostaria de saber se vc consegue me ajudar.

 

Estou trabalhando com os dados:

 

  1. Status do cliente: Ativo ou Inativo
  2. Segmento do Cliente: HOMENS, MULHERES, CRIANÇAS DO SEXO FEMININO, CRIANÇA DO SEXO MASCULINO;
  3. Meu comando 1 será : Contar a partir do Segmento Geral, o campo especifico, o status da conta.
  4. Meu comando 2 será:  Somar a quantidade geral.

  

Meu script ficou assim

 

if(ValueList(‘HOMENS’, ‘MULHERES’, ‘CRIANÇAS DO SEXO FEMININO’, ‘CRIANÇA DO SEXO MASCULINO)= ‘MULHERES’, Count({<SEGMENTO_GERAL={‘MULHERES’}>}[STATUS DA CONTA]),

 

 

if(ValueList(‘HOMENS’, ‘MULHERES’, ‘CRIANÇAS DO SEXO FEMININO’, ‘CRIANÇA DO SEXO MASCULINO)= ‘HOMENS’, Count({<SEGMENTO_GERAL={‘ HOMENS’}>}[STATUS DA CONTA]),

 

 

 

if(ValueList(‘HOMENS’, ‘MULHERES’, ‘CRIANÇAS DO SEXO FEMININO’, ‘CRIANÇA DO SEXO MASCULINO)= ‘CRIANÇAS DO SEXO FEMININO’’, Count({<SEGMENTO_GERAL={‘ CRIANÇAS DO SEXO FEMININO’’}>}[STATUS DA CONTA]),

 

 

 

if(ValueList(‘HOMENS’, ‘MULHERES’, ‘CRIANÇAS DO SEXO FEMININO’, ‘CRIANÇA DO SEXO MASCULINO’)= ‘CRIANÇA DO SEXO MASCULINO’, Count({<SEGMENTO_GERAL={‘ CRIANÇA DO SEXO MASCULINO’}>}[STATUS DA CONTA]),

 

 

))))

 

 

 

A tabela ficará:

   

 

 

A minha dificuldade é para fazer todos os totais que preciso...

 

 

Eu utilizei a função Nun(sum)... mas não deu certo.

 

 

Obrigada!!!