Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Expressão no calculo da Dimensão

Olá, tenho uma expressão que com um IF simples

IF(count(UCID)>1,count(UCID),'')

Essa expressão se chama QTD e me retorna apenas os resultados que forem maiores que 1, caso não sejam me retornará um espaço vazio '', quero usa-la na minha dimensão em outro IF

=IF(QTD='','', [TELEFONE])

Onde se o resultado de QTD for vazio, me retorne vazio, caso contrário os dados em telefone, para assim poder usar a opção "Ocultar nulos" do Qlik.
Mas não estou conseguindo de forma alguma utilizar o Alias da expressão dentro da dimensão.
Desde já agradeço a ajuda.

Labels (3)
12 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

Você não consegue usar o valor de uma expressão no cálculo de uma dimensão, porque as dimensões são avaliadas antes

Uma solução seria montar todas as expressões com o If() para anular a linha toda e esta desaparecer

Not applicable
Author

Faz bastante sentido cleveranjos‌ mas como eu faria para anular as linhas vazias?
Eu tinha pensado em usar o IF da expressão na dimensão da seguinte forma

IF(count(UCID)>1,TELEFONE,'')

Sem usar o nome da expressao QTD como tinha feito, mas como na expressão, eu poderia remover todas as que tiverem resultado vazio?

Not applicable
Author

Consegui resolver, na minha expressão ao invés de retornar um espaço vazio quando for menor que 2, pedi que retorna-se '0':

IF(count(UCID)>1,count(UCID),'0')

E na guia Apresentação com a opção "Ocultar zeros" ele removeu todas as linhas que eram menores que 2.