Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
chicoparisi
Contributor II
Contributor II

Cálculo Incorreto Grafico de Data no Sense

Parceiros do Qlik, boa tarde.

Estou com uma dificuldade tremenda e de fato não to entendendo o motivo desse erro no cálculo.

Vou tentar resumir , pois acredito que visualizando vão entender o que to passando.

Gráfico Abaixo tem um totalizador de uma expressão A - Expressão B.  Sendo que ao visualizar os meses aparece um valor errado, e ao clicar no mês aparece o valor correto.

Em vermelho abaixo é o grafico com totalizações incorretas, enquanto o totalizador circulado em verde demonstra corretamente.

Reparem Fevereiro por exemplo totalizando 140,42 que tá totalmente errado.

qlik 1.png

Se eu clicar em cima do mês, por exemplo em fevereiro ele demonstra o valor correto no gráfico conforme vimos abaixo:

qlik 2.png

A expressão que uso nesse gráfico como também no SALDO DE VALORES  é :

(sum(aggr((Count(Distinct(Month([Data atendimento])))) * (sum([Valor da manutenção]* 0.415)),Pessoa))) - ((sum(aggr((count([Cód. atendimento])) * (sum([Valor do Atendimento])),[Data atendimento],[Usuário de abertura]))))

Onde : (sum(aggr((Count(Distinct(Month([Data atendimento])))) * (sum([Valor da manutenção]* 0.415)),Pessoa)))

Totaliza os R$63 em verde demonstrado no segundo gráfico.


((sum(aggr((count([Cód. atendimento])) * (sum([Valor do Atendimento])),[Data atendimento],[Usuário de abertura])))) 

Totaliza os R$ 112 em vermelho mostrado no segundo gráfico.


Quando juntos as 2 Expressões no grafíco de tempo ( Data Atendimento ) que dá o problema.


Vou explicar a estrutura:


Tenho uma tabela com os clientes (Pessoa) e o valor de manutenção que eles pagam.

Outra tabela com totalizadores de atendimentos ( Cód atendimento) para cada cliente ( Pessoa) executado por cada colaborador ( Usuário de abertura) em períodos diversos ( Data Atendimento)


E uma terceira tabela com o custo do atendimento de cada colaborador ( Usuário de abertura) ( Valor do Atendimento ).


Objetivo desse gráfico é me mostrar quanto de grana um cliente tá me custando baseado no que ele me pagou de manutenção para o custo que tem o atendimento dos meus funcionários.



9 Replies
nicolett_yuri

Disponibilize um exemplo de seus dados, fica mais simples de ajuda-lo.

chicoparisi
Contributor II
Contributor II
Author

Certo Yuri, tem razão.

Segue arquivo QVF e as tabelas utilizadas nesse cálculo.

nicolett_yuri

Eu estou sem o sense aqui, me responde uma coisa: Qual é o campo de mês na dimensão do seu gráfico?

chicoparisi
Contributor II
Contributor II
Author

To usando na Dimensão uma variável de Hierarquia chamada "Período Valores" onde nela eu defini:

Year (Data atendimento)

Month(Data atendimento)

Para me mostrar o Ano, quando clico no Ano me mostra os meses.


Essa Variável (Data atendimento) tá presente em 4 tabelas minhas onde não vi outra alternativa pois precisava ao clicar  em um período de um gráfico de atendimento  e os outros fosse atualizados para aquele período também. Por isso tive que manter uma ligação entre as tabelas nessa variável. Isso implicou em chave sintética. Tanto para Data atendimento quanto para Pessoa. Para conseguir relacionar uma coisa com a outra.


qlik3.png

nicolett_yuri

Sua expressão esta bem estranha, pode me explica-la em partes?

O valor vai dar diferente mesmo devido ao AGGR que você faz por data


chicoparisi
Contributor II
Contributor II
Author

Perdão Yuri, fui por partes e descobri que o problema do cálculo está na receita que recebo dos clientes. Não to conseguindo fazer totalizar corretamente na visualização anual.

Acredito que agora ficou mais claro pra poder te pedir ajuda.

Tenho uma tabela que ele me mostra o valor que cada cliente tá pagando. E tenho outra tabela que me mostra quantidade de meses que o cliente me pediu atendimento. Eu quero que o gráfico me mostre os valores de mensalidade do cliente baseado nos meses que ele me pediu atendimento.


Dessa forma chamo cliente de 'Pessoa' tanto na tabela de valores quanto na tabela de Atendimentos, e chamo o período DD/MM/AAAA  de " Data atendimento ". Bom consegui metade do caminho, a outra metade que me falta.

Dimensão é :

Year ([Data Atendimento])

Month ([Data Atendimento])

E na medida usei a expressão :

Aggr((sum([Valor da manutenção])),[Data atendimento])

No gráfico ele retorna o valor da mensalidade somente referente ao Mês. Seu eu filtrar o ano ele não soma as mensalidades e me dá o total.

Veja o cliente abaixo. Ele me paga R$ 146,58 por mês. Mas quando filtro por ano continua me mostrando R$ 146,58. Exemplo ano de 2016 deveria me mostrar (R$ 146,58 x 11 meses de atendimento) = R$ 1612,38 , mas no gráfico conforme pode ver ele mostra R$ 146,58.

qlik1.png



Na outra imagem abaixo quando eu clico em cima do 2016 ele me mostra corretamente os valores mensais iguais.

qlik2.png

Outra questão é que se eu não filtrar nenhum cliente "Pessoa" ele não totaliza nada nos gráficos.

qlik3.png

nicolett_yuri

Tente usar essa expressão: sum([Valor da manutenção])

chicoparisi
Contributor II
Contributor II
Author

Obg Yuri.

Vamos progredindo, resolveu a parte de ter que selecionar alguma Pessoa para aparecer dados. Agora aparecem valores sem selecionar Pessoa.

Porém na visualização anual ele demonstra os valores que são pagos por mês.

Exemplo:

Na planilha de valores demonstro o valor mensal que recebo do CLIENTE A e CLIENTE B.

Totaliza R$ 450,00.

manutenção.png

Nos gráficos ele fica Fixo o valor de R$ 450,00 quando a visualização é anual.

valores anuais.png

Em 2017 ele era para estar totalizando = R$ 1500,00 conforme os valores menais quando selecionamos 2017:

2017.png

chicoparisi
Contributor II
Contributor II
Author

Yuri, abri uma nova discussão com esse último assunto que difere do inicio do tópico.