Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

KPI

Boa noite,

Eu estou comparando Resultado Líquido Realizado (RLR) versus Resultado Líquido Orçado (RLO), através da fórmula:

(Sum(NetRealizado) - Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado)).

Porém, quando envolve valores negativos a conta não da certo.

EX: RLR = (- ) R$ 59,781,95 e RLO = (- ) R$ 49.958,41, a resposta me dá = + 19,7%. Porém o realizado foi pior do que o orçado.

Por favor, alguém pode me ajudar.

Muito obrigado.

David

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Colegas,

Após várias tentativas e com o auxilio de uma colega que montou a expressão correta em excel e adaptamos para o QlikSense, chegamos a correta resposta, que compartilho a seguir, com vocês:

=If (Sum(NetOrçado)< 0,((Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))*(-1),(Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))

Um grande abraço.

David

View solution in original post

10 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Olá,

O resultado está correto, e deve ser positivo, já que o realizado foi maior que o orçado.

A fórmula que está sendo usada indica que o RLR (- ) R$ 59.781,95 é 19,7% maior que o orçado de (- ) R$ 49.958,41. por isso o percentual é positivo.

Se o resultado percentual fosse negativo, iria indicar que o realizado foi menor que o orçado, que não é esse o caso.

Espero que tenha conseguido me expressar.

joao_sp_campina
Creator II
Creator II

Bom dia David,

A Nara está correta.

Você diz que o Realizado foi pior que o Orçado. Isto contradiz os números expressos na sua expressão. Pois o Realizado é R$ 59,781,95 e o Orçado é R$ 49.958,41. Ou seja, o Realizado é maior que o Orçado. O percentual deste valor é 19,7%.


João Carlos

Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia Franzen,

Desculpe, mas o  resultado não está correto porque a realização foi pior do que o valor orçado, ou seja, eu orcei um resultado de R$ 49.958,41, mas realizei um valor pior de R$ 59.781,95 (o "buraco" ficou pior do que o orçamento). A resposta deveria ser 19,7%.

Sds,

Anonymous
Not applicable
Author

Caro João Carlos,

O resultado foi pior porque ele foi R$ 59.781,95 quanto a um valor orçado de R$ 49.958,41, ou seja, o realizado foi mais negativo em cerca de R$ 10 mil se comparado ao orçado.

Sds,

David

marcelvinicius
Creator III
Creator III

Amigo, e se você inverter?

(Sum(NetOrçado) - Sum(NetRealizado))/Sum(NetOrçado)).

Anonymous
Not applicable
Author

Caro Marcel,

Acabei de tentar e não da certo, dá um número 4995.

Sds,

marcelvinicius
Creator III
Creator III

Bom dia amigo @david

Estranho, deveria funcionar, pois se você colocar esses valores no Excel por exemplo, funciona.

(Sum(NetOrçado) - Sum(NetRealizado))/Sum(NetOrçado)


Não deu erro de por ter ) a mais?


Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia,

Sim, o resultado está correto... o realizado foi 19,7% maior do que você previu, positivo... se o resultado fosse 19,7% isso representaria que o realizado em reais foi 19,7% menor do que o previsto. ou seja, melhor..

Pensando um pouco diferente a fórmula só para eu tentar me explicar, se você dividir os -59781 por -49958 o valor vai ser 1,197, ou seja, o -59781 é maior do que o -49958, transformando isso em percentual, ele representa 119,7% de -49958 ou se subtrair 1, ele é 19,7% maior!

Para que sua fórmula retornasse os 19,7%, o valor realizado deveria ser menor que o orçado.

Se você inverter a fórmula, conforme foi comentado, o percentual fica negativo (na calculadora dá 16,5%), mas daí é uma questão da forma que você pretende interpretar os dados.

Valor positivo   19,7%  - o realizado é 19,7% maior que o previsto

Valor negativo 16,5% - o previsto é 16,5%  menor que o realizado

As duas formas estão corretas, é tudo uma questão de interpretação.

Sds

Nara

Anonymous
Not applicable
Author

Colegas,

Após várias tentativas e com o auxilio de uma colega que montou a expressão correta em excel e adaptamos para o QlikSense, chegamos a correta resposta, que compartilho a seguir, com vocês:

=If (Sum(NetOrçado)< 0,((Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))*(-1),(Sum(NetRealizado)- Sum(NetOrçado))/Sum(NetOrçado))

Um grande abraço.

David