Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Acesso a objetos qlik via proxy

Bom dia.

Sou servidor de um órgão governamental e recentemente recebemos a orientação para usar o site http://paineldeprecos.planejamento.gov.br para basear nossas cotações para licitações. Esse site usa o Qlik Sense, segundo o suporte do Ministério do Planejamento.

Em nossa instituição, utilizamos o proxy squid para acesso à Internet pelos usuários. O que ocorre é que o squid não está conseguindo carregar os objetos do site. Quando faço testes de acesso ao site sem usar proxy, o site é carregado corretamente.

Procurei bastante no google e na comunidade do qlik, mas não encontrei uma referência a esse problema. Alguém teria uma orientação?

Obrigado!

Labels (2)
12 Replies
Not applicable
Author

Boa tarde!
Pessoal,criei uma conta aqui só para tentar ajudar vocês.

Eu utilizo o Endian Firewall como proxy não transparente e estava com o mesmo problema, pesquisando na internet encontrei esse forum e outros com soluções alternativas.Eu resolvi da seguinte forma.

Após quebrar a cabeça e adicionar varias URL's nas regras, percebi que o proxy não estava especificamente bloqueando a URL, estava bloqueando a porta. Vi que o site estava usando porta 80 SSL (Isso é fora do padrão). Então resolvi o problema simplesmente indo nas configurações de portas permitidas, depois em portas SSL e adicionei a porta 80.

Nos 3 proxys diferentes que administro aqui o problema foi resolvido. E também percebi que isso era um problema ao abrir outros sites também. Por coincidência todos do governo .

Espero que minha solução ajude vocês também.

Resumindo a solução:

Nas regras de portas permitidas, adicionei a porta 80 como permitida em SSL. Geralmente ela vem como padrão liberada apenas em HTTP normal.

Abraços

Not applicable
Author

Pessoal, a seguinte maneira deu certo.

/sbin/iptables -t nat -I PREROUTING -d "paineldeprecos.planejamento.gov.br" -j ACCEPT

/sbin/iptables -t nat -I PREROUTING -d "qliksense-qap.brazilsouth.cloudapp.azure.com" -j ACCEPT

a diferença é que eu coloquei ele para iniciar dentro do arquivo do  firewall, assim toda vez que reinicar o servidor, não preciso configurar ele novamente, no meu casso ficou assim:

iptables -t nat -I PREROUTING -d "paineldeprecos.planejamento.gov.br" -j ACCEPT

iptables -t nat -I PREROUTING -d "qliksense-qap.brazilsouth.cloudapp.azure.com" -j ACCEPT

klebermachado‌, obrigado pela dica, rodou perfeitamente aqui... Obrigado por partilhar teu conhecimento conosco.

Abraço!!

Not applicable
Author

Boa tarde Srs.

Foi realizado varios testes em nossa empresa e esse impeditivo foi resolvido da seguinte forma.

Atualização do Squid 2.XXX para o Squid 3

E referenciamos as acls para porta 80 conforme reportado pelo nosso amigo .

Depois disso tudo não tivemos mas problemas com o portal de preços.