Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulomulato
Creator
Creator

Variavel em Expressoes

Senhores, preciso de um auxilio, criei uma variável que calcula o numero de clientes, a duvida é a seguinte, quando incluo essa variável em um gráfico, o valor da variável não dimensiona, ela fica com o mesmo valor para todas as dimensões, como resolvo essa questão?

Labels (1)
14 Replies
thiago_mlg
Creator II
Creator II

Como você esta declarando essa variável?

Você não poderia colocar esse calculo direto no gráfico?

Qualquer dúvida à disposição.

paulomulato
Creator
Creator
Author

Thiago estou declarando como vTeste (=COUNT(DISTINCT Cod_Cliente)) na Visao Geral das Variaveis, essa é uma variavel simplificada apenas para teste, a expressao que realmente quero fazer é mais complexa envolve agregacoes, quando insiro ela na expressao  abaixo ela traz 0 como resultado, porem quando insiro como variavel (vGoldenPoints) ela me traz resultado, porem os valores nao dimensionam...

variavel.png

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Paulo só para entender.. la na declaração das variaveis.. você esta declarando assim?

vTeste (=COUNT(DISTINCT Cod_Cliente))


isso acima seria assim? 


nome da variavel = vTeste

Conteudo da variavel... =COUNT(DISTINCT Cod_Cliente)


Se for assim, a declaração esta correta..

Segundo ponto é que mesmo assim essa variável não faz sentido.. Pois vamos pensar assim..

IF(_dimensao_meta = 'GOLDEN_POINTS', sum($(vTeste)) --- essa variavel o resultado seria assim -- sum(resultado do =COUNT(DISTINCT Cod_Cliente)) que seria um número qualquer, por exemplo 10.. ou seja o resultado da expressão seria SUM(10).. isso iria imprimir o valor igual a todas as dimensões cujo nome é 'GOLDEN_POINTS' ...


Se possível detalhe mais a necessidade.. qual o valor a variavel deveria gerar.. e qual expressão tem na variável vGoldenPoints.


Att,

paulomulato
Creator
Creator
Author

Entao Thiago, é essa a minha duvida, como declarar essa variavel no meu grafico. Ex: Supondo que  o resultado da minha variavel fosse 10 e esse resultado sendo o total de um equipe de vendedores, como incluir essa variavel no grafico de forma que o valor 10 seja segmentado para cada vendedor com seu valor especifico.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Quais as dimensões do seu gráfico?

E como é o calculo dos vendedores?? ou seja.. que calculo especifico você precisa fazer?

Att,

paulomulato
Creator
Creator
Author

essa é minha visao:

Onde no realizado, preciso fazer o calculo que comentei.

  

TIPO METAGOLDEN_POINTS
ConsultorMetaRealizado%Meta
AGENOR67700%
EDUARDO50600%
ELIZANDRE145100%
GUSTAVO49900%
HUGO 72500%
JAMES 50500%
JOSE 91600%
JULIANA42800%
MARCO42900%
PAULO43100%
SAMUEL25800%
paulomulato
Creator
Creator
Author

Lembrando que o Golden_Point é apenas uma metas dentre outras que estao na mesma expressao com os "ifs" que passei agora a pouco e que a necessidade de se fazer via variavel é porque quando eu incluo a expressao dentro do grafico ele nao  calculo.

thiago_mlg
Creator II
Creator II

Qual seria o calculo para o realizado? o calculo puro, esquecendo as dimensões e etc.

paulomulato
Creator
Creator
Author

=COUNT({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'}, TBL_CLIENTES.Segmento={'3 A 4 CK'}>}DISTINCT

if((aggr(count({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'}, TBL_CLIENTES.Segmento={'3 A 4 CK'}>}DISTINCT Cod_Produto), Cod_Cliente,MesN,TBL_CONSULTORES.GA,TBL_PRODUTOS.GP_1a4)>=1),

TBL_PRODUTOS.GP_1a4&Cod_Cliente))

+

COUNT({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'},TBL_CLIENTES.Segmento={'5 A 9 CK'}>}DISTINCT

if((aggr(count({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'},TBL_CLIENTES.Segmento={'5 A 9 CK'}>}DISTINCT Cod_Produto), Cod_Cliente,MesN,TBL_CONSULTORES.GA,TBL_PRODUTOS.GP_5a9)>=1),

TBL_PRODUTOS.GP_5a9&Cod_Cliente))

+

COUNT({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'},TBL_CLIENTES.Painel_Farma_Ponderada={'Sim'},TBL_CLIENTES.Segmento={'FARMA'}>}DISTINCT

if((aggr(count({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'},TBL_CLIENTES.Painel_Farma_Ponderada={'Sim'},TBL_CLIENTES.Segmento={'FARMA'}>}DISTINCT Cod_Produto), Cod_Cliente,MesN,TBL_CONSULTORES.GA,TBL_PRODUTOS.GP_Farma_P)>=1),

TBL_PRODUTOS.GP_Farma_P&Cod_Cliente))

+

COUNT({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'},TBL_CLIENTES.Painel_Farma_Ponderada-={'Sim'},TBL_CLIENTES.Segmento_PeG-={'TOP FARMA'},TBL_CLIENTES.Segmento={'FARMA'}>}DISTINCT

if((aggr(count({<TBL_CLIENTES.Area_Distribuicao_PeG={'Sim'},TBL_CONSULTORES.Projeto={'Procter'},TBL_CLIENTES.Painel_Farma_Ponderada-={'Sim'},TBL_CLIENTES.Segmento_PeG-={'TOP FARMA'},TBL_CLIENTES.Segmento={'FARMA'}>}DISTINCT Cod_Produto), Cod_Cliente,MesN,TBL_CONSULTORES.GA,TBL_PRODUTOS.GP_Farma_N)>=1),

TBL_PRODUTOS.GP_Farma_P&Cod_Cliente))