Skip to main content
Announcements
Live today at 11 AM ET. Get your questions about Qlik Connect answered, or just listen in. SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
fmbrancher
Creator
Creator

Valor independente do filtro.

Bom dia tenho uma formula abaixo
=num(sum(if( TAB2_PK = anoanterior,1,0) * if (TIPO = 2,1,0) * QTDE))

Que consiste em pegar os valores de TAB2_K conforme abaixo

tab2k.jpg

e comparar com a variavel ano anterior para fazer a condição IF.

anoanterior (=Date(AddYears(YearStart(Today()),-1),'YYYY')   &  Date(MonthStart(Today()),'MM') & NEGOCIO)

No caso (o ano 2016) (o mes atual 09) ( e o negocio 01-C)


Quando na visão seleciono filtro por mês 9 e ano 2016 ou não seleciono nada tenho o valor resultado da formula.

Porem preciso que o valor da formula continue sempre aparecendo mesmo que selecione um outro mes ou ano qualquer, oque não está acontecendo no momento, resultando em 0.

Preciso de uma ajuda na formula para que os valores do mes e ano selecionados no filtro não interfiram nos itens buscados da coluna TAB2_K (continuem buscando sempre todos os itens para fazer a condição IF)

Obrigado.

1 Solution

Accepted Solutions
AndersonOberdan
Contributor II
Contributor II

Felipe se bem entendi você quer fixar um valor de referência num período pré-determinado pela data atual.

Se for algo assim, segue um exemplo.

View solution in original post

7 Replies
MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

Bom dia!

Você quer comparar mês 09/2016 com 09/2017 ou 2016 com 2017?

fmbrancher
Creator
Creator
Author

Eu quero que o valor do mês 09/2016 continue sempre mostrando independente do filtro que eu aplicar.

Por exemplo quando eu nao seleciono filtro de mes e ano aparece o valor do clientes ativos 09/2016

nadaselecionado.jpg

Quando seleciono 09/2016 também aparece set16.jpg

Porem quando eu seleciono outro mes e ano qualquer o valor do clientes ativos 09/2016 zera, eu queria que esse valor sempre continuasse aparecendo

jul2017.jpg

MarcoARaymundo
Creator III
Creator III

OK! pelo que eu entendi, você criou um objeto texto que deve trazer o valor do mês/ano corrente.

Não ficou claro a construção da sua formula, aparentemente você quer contar os Clientes ativos e "compará-los" entre os anos.

Se houver uma tabela fato de venda, deve existir o campo códCliente. Eu faria assim:

Count({<AnoMes={'$(=Max({1} AnoMes)), Ano=, Mês='}>} DISTINCT códCliente) -> Contar Clientes para 201709.

Se você tiver um exemplo talvez fique mais fácil te ajudar.

AndersonOberdan
Contributor II
Contributor II

Felipe se bem entendi você quer fixar um valor de referência num período pré-determinado pela data atual.

Se for algo assim, segue um exemplo.

fmbrancher
Creator
Creator
Author

eu preciso que o ano -1 e a mes atual formem a referencia para buscar os valores de quantidade da coluna TAB2_PK

Por exemplo Ano atual -1 vai ser 2016 e o mês atual 09.
Ai na coluna TAB2_PK busque a quantidade do item 20160901-C.
Isso eu consegui fazer até, mas quando eu clico em no filtro no mês 07 por exemplo ele retorna valor 0, precisaria que continuasse o valor da quantidade para o item 20160901-C.

fmbrancher
Creator
Creator
Author

Anderson obrigado pela ajuda.
Na verdade a formula que eu estava utilizando estava quase certa.

Mas estava faltando o ALL na frente do primeiro IF para buscar de todos os valores da coluna TAB2_PK.

Ai ficou =num(sum(ALL if( TAB2_PK = anoanterior,1,0) * if (TIPO = 2,1,0) * QTDE))

e deu certo.


Mais uma vez obrigado.

fmbrancher
Creator
Creator
Author

Marco obrigado pela ajuda. O Anderson me passou um exemplo e vi que faltava adicionar a condição ALL IF.
Com isso consegui oque estava precisando.