Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Aggr no SetAnalysis

Bom dia,

Estou tentando fazer uma análise de evolução de Mix de Vendas por produto, com um gráfico de linhas conforme esta figura (onde cada linha é um produto):

19cb44561b894318b12cebd26e03adcf.png

A fórmula deve ser: Valor de venda previsto do mês de cada um dos produtos, dividido pelo total previsto (a soma dos percentuais de cada produto é 100%). E o número varia mês a mês, visto que a previsão não é igual todos os meses.

Porém, a ideia é que, não importa o mês que esteja selecionado, o gráfico mostre a evolução do ano selecionado mês a mês.

Estou usando a seguinte expressão:

sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto])/Aggr (nodistinct sum ({< [Mês] =  >}[Receita Bruta Previsto]),[Mês/Ano])

porém ela só funciona com a seleção de meses, se eu selecionar um mês específico, agosto por exemplo, traz somente os dados de agosto.

A solução deve ser simples, mas não estou conseguindo chegar nela, podem me ajudar?

Obrigada

Labels (1)
15 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Clever,

Se você não se importar, vou abusar um pouco do seu conhecimento, estou precisando colocar o "filtro" dos meses em um gráfico similar, porém não estou conseguindo fazer com base no mês selecionado, consegui usando a fórmula com Today - 1, para mostrar todos os meses até o anterior, mas na dimensão.

A fórmula é essa:

=if ([Mês/Ano]<= addmonths (today(),-1),[Mês/Ano],null())

Deve ter um jeito de colocar na fórmula, eu só não estou conseguindo. pode me ajudar??

Muito obrigada

Clever_Anjos
Employee
Employee

Você quer exibir apenas os meses até M-1? Isso?

Anonymous
Not applicable
Author

Sim, quero exibir janeiro até o mês selecionado, mostrando mês a mês

Clever_Anjos
Employee
Employee

Sem conhecer exatamente seus dados é um pouco mais dificil.

Tente com

sum ({< [Mês] = ,[Mês/Ano]*={"<$(=Max([Mês/Ano]))"} >}[Receita Bruta Previsto]) / sum ( TOTAL <[Mês/Ano]> {< [Mês] =,[Mês/Ano]*={"<$(=Max([Mês/Ano]))"  >} [Receita Bruta Previsto])

Anonymous
Not applicable
Author

Clever,

Eu precisava da fórmula um pouco mais simples, era o comparativo Previsto x Realizado, então era apenas a primeira parte da fórmula. Tive que alterar um pouquinho  mas ela ajudou, e vai ajudar em muitas outras demandas.

Incluí o ano, pois o usuário terá que selecionar o ano que deseja (a análise máxima é anual)  e alterei o sinal de menor para "<=" para pegar também o mês selecionado. do resto.. perfeita!

sum ({<  Ano = , [Mês] = ,[Mês]*={"<=$(=Max([Mês]))"} >}[Receita Bruta Previsto])


Muito obrigada mesmo!


Clever_Anjos
Employee
Employee

keep in touch