Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
rodrigo_dittric
Contributor III
Contributor III

Criar um cenário associativo com n tabelas Fato

Bom dia pessoal,

Um dos grandes diferenciais da Qlik é o modelo associativo, onde você vai filtrando o que você quer e o que não está associado aquela seleção vai sendo marcado na cor cinza e o que é associado fica marcado em branco.

Fazendo algumas análises aqui, eu percebi que isso funciona bem quando se tem uma tabela central FATO e sua dimensões ligadas a tabela FATO:

Exemplo: Calendário master, clientes, vendedores, produtos ligados ao fato.

Esse modelo associativo funciona bem se eu precisar criar mais de uma tabela FATO?

Exemplo: Eu tenho um cenário onde eu tenho duas tabelas FATO, e para ligar elas nas dimensões, eu criei um linktable para isso, mas pelas minhas análises a associação não funciona da mesma forma:

Exemplo: Eu selecionei as vendas de um determinado dia, mas clientes que não estavam associados aquela data, mesmo assim ficaram marcados em branco.

Segue uma imagem de um cenário onde eu tenho 3 tabelas fato. Funciona bem, mas encontro problemas nas associações.

Modelo.jpg

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

A técnica é essa mesmo, criar uma linkTable que faria o 'meio de campo' entre suas fatos e suas dimensões.

Pode ser que não esteja gerando a LinkTable da maneira que precisa para suas seleções sejam coerentes

Por exemplo, seu calendario (assumindo que seja pdv_data) está ligada diretamente na fato, deveria estar ligado à linktable

View solution in original post

6 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

A técnica é essa mesmo, criar uma linkTable que faria o 'meio de campo' entre suas fatos e suas dimensões.

Pode ser que não esteja gerando a LinkTable da maneira que precisa para suas seleções sejam coerentes

Por exemplo, seu calendario (assumindo que seja pdv_data) está ligada diretamente na fato, deveria estar ligado à linktable

rodrigo_dittric
Contributor III
Contributor III
Author

No caso do PDV_DATA, ele está ali para uma analise separada, mas o calendário está todo ligado ao LinkTable.

No caso se eu fazer a seguinte seleção:

ano = 2017

mês = 10

Suponha que tenha um cliente que não tenha venda no mês 10, mas tenha títulos, nesse caso ficará associado na seleção atual pelo fato de ter títulos no mês 10 de 2017? Dessa forma que deverá funcionar?

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Rodrigo,

você precisa selecionar o ano/mês e aparecer pedidos e títulos dos clientes?

furtado@farolbi.com.br
Clever_Anjos
Employee
Employee

"mas tenha títulos, nesse caso ficará associado na seleção atual pelo fato de ter títulos no mês 10 de 2017"

Se ao montar a link table as chaves estiverem relacionadas, sim, eles ficaram selecionados.

Teria como postar seu qvf ou ao menos seu script?

Clever_Anjos
Employee
Employee

"Exemplo: Eu selecionei as vendas de um determinado dia, mas clientes que não estavam associados aquela data, mesmo assim ficaram marcados em branco."

Pode ser feito para que os clientes que não tenham venda não apareçam disponíveis (branco), mas penso se você quiser fazer um relatório de títulos e precisar filtrar por data, como seria?

rodrigo_dittric
Contributor III
Contributor III
Author

Entendi,

Então estaria correto o formato atual, só queria confirmar esse segundo detalhe para ver se eu estava no caminho certo.

Obrigado pelos esclarecimentos.