Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
mario_ti
Creator
Creator

Data e Set Analysis

Pessoal

tenho a seguinte formula

Sum({$< DATA={"$(=DATE(Max(DATA)-30,'DD/MM/YYYY'))"} >}  VALOR) não me retorna nada ...

Se eu colocar num KPI

DATE(Max(DATA)-30,'DD/MM/YYYY') mostra 06/10/2017 e eu tenho valor nesse dia ...

Se eu fizer

Sum({$< DATA_GERAL={"$(=Max(DATA))"} >}  VALOR) me retorna a soma do valor do meu maior dia ... ou seja 06/11/2017 (ainda com valores de ontem)

Já testei com aspas simples, duplas simples e duplas duplas e simples .. sinceramente não faço ideia o q possa ser!

Alguem teria uma luz???

Labels (7)
27 Replies
srchagas
Creator III
Creator III

Vamos la

primeira  dica que posso te dar amigo, tenta nao deixar isso na expressao...voce provelmente vai usar isso em outras situacoes, entao variavel calculada e mais simples, outra coisa, eu (coisa minha) prefiro trabalhar com a Data em formato numero, porque ? porque e coisa minha, dizem as lendas que mais perfomatico, nunca comprovei so acho mais facil, novamente, frescura minha (e preguica de fica formatando tambem)

Entao vamos ao passos:

1- Cria um campo Numero de data na tua calendario assim

Num(DATA_GERAL) as Data_NumFormat

2 - Criar as variaveis que iremos manipular:

vDataAtual = Max(Data_NumFormat)

vDataMesAnterior =  vDataAtual - 30

ai teu set analisys fica:

Sum({$< Data_NumFormat={'$(vDataMesAnterior)'} >}  VALOR)

No Grafico faz um simples e cria expressao assim e deixa ela sem nome, voce consegue ver o retorno do teu setanalisys no nome  da expressao.

veja se funciona.

mario_ti
Creator
Creator
Author

Thiago,

Bom Dia

Obrigado pela ajuda, mas não deu certo .. na verdade nem selecionando 2 meses que estava sendo o meu problema (por querer selecionar somente 1) ... fiz exatamente o que sugeriste criei o novo campo no meu calendario o formato que ele ficou (no visualizador de dados) foi de numero mesmo, por exemplo 41584 ... pelo que vi da no mesmo (analisando ele individualmente) .. num KPI coloquei Max(Data_NumFormat) e aparece 06/11/2017 .. já se eu coloco o min(Data_NumFormat) mostra 01/11/2017 .. se eu colocar Max(Data_NumFormat)-30 .. aparece 07/10/2017 .. porem como não tenho o mês de outubro selecionado, não aparece .. enfim estou quase deixando assim mesmo .. para analisar esse dado o cliente vai precisar selecionar 2 meses .. o unico problema é que tenho outro indicador que é um SUM(VALOR) .. e vai dar um falso positivo! Mas vou ver isso! Se alguem ainda tiver alguma ideia fico no aguardo

srchagas
Creator III
Creator III

Ah esqueci de falar, precisa manda ignorar a selecao a expressao

por exemplo :

Sum({$<CAMPO_DE_MES =,  Data_NumFormat={'$(vDataMesAnterior)'} >}  VALOR)

ou

Sum({1<  Data_NumFormat={'$(vDataMesAnterior)'} >}  VALOR)


ou o fomoso 1 no set analisys porque ele tem ignorar a selecao feita.
outra coisa, no teu grafico nao ta com a dimensao de mes ...ou tem ? porque se tiver com a dimensao de Mes no grafico nao vai funcionar.

mario_ti
Creator
Creator
Author

Eu havia pensado em ignorar a seleção, porem não da!

O problema de ignorar a seleção é q sempre tem algo selecionado, como por exemplo SESSÃO, GRUPO etc etc etc ... se eu ignorar ele vai me trazer o valor total ignorando tudo realmente!

A seleção não é só o mês ...

Obg Thiago

srchagas
Creator III
Creator III

Manda ele ignorar so o mes usando a primeiro formula que escrevi, porque os demais ele vai aceitar normalmente

mario_ti
Creator
Creator
Author

Thiago

Cara funcionou colocando diretamente o numero relacionado a data 43015 (07/10/2017), por exemplo

Sum({< Mes=, Data_NumFormat={'43015'} >}  VALOR)

Porem quando coloco a variavel num rola ...

Sum({< Mes=, Data_NumFormat={'$(vDataInicial)'} >} VALOR)

Num KPI quando coloco $(vDataInicial) e em formato deixo auto aparece 43,01k .. tentei usando o FLOOR / NUM e nada ...

mario_ti
Creator
Creator
Author

Thiago

Muito obrigado pela ajuda, consegui o set analysis (depois de testar dezenas de formas rsrsrs)

ficou assim

Sum({< Mes=, Data_NumFormat={'$(=$(vDataInicial))'}>} VALOR)

Obrigado a todos pela ajuda ...

srchagas
Creator III
Creator III

Opa que otimo

precisando estamos ai