Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Mediana com Semanas do Ano

Boa tarde,

Tenho um relatório que preciso exibir o total realizado por semana do ano para cada cliente, até então, fiz o calculo está tudo ok. Meu problema é quando preciso fazer a Mediana desses valores, pois o qlik não estou conseguindo fazer a analise por semana.

Para cada semana utilizo a expressão Count que me retorna os valores.

Exemplo:

ClientesMedianaSemana 1Semana 2Semana 3Semana 4....Semana 41Semana 42
Cli1140120110904530
Cli2200210220230240250
Cli3300310320330340350

Na hora que utilizo a Expressão: Mediana (Count(Qtde), ele não me retorna nada.

Como medida alternativa, utilizei o RangeFractile, mas aí preciso inserir manualmente cada nova semana do Ano, isso tem dado bastante trabalho.

Se alguem puder ajudar, fico grata

1 Solution

Accepted Solutions
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Lucineide,

segue um modelo com o calculo, mas perceba que tem números diferentes do seu calculo (usando o rangefractile ).

2017-11-11 18_23_13-QlikView x64 - [C__tmp_Clientes.qvw_].png

O median, ele pega os dados e ordena para ai sim pegar o mediano.

2017-11-11 19_05_37-IMG_0512.PNG - Visualizador de Fotos do Windows.png

O próprio exemplo do help mostra isto no calculo.

Median - chart function ‒ Qlik Sense

Então, se colocar no Qlik os dados que estão no help, o numero bate no calculo abaixo feito no excel (ordenando.....)

2017-11-11 19_30_28-CH07_20171111_185123.xls  -  Modo de Compatibilidade - Excel.png

Então, no caso do cliente A14 que esta dando 1 e no seu 0.5 o Qlik quando tem dois numeros iguais, ele mostra o numero conforme podes observar no exemplo (Cliente Z). Os outros ele ordena e pega o mediano (ou a media dos medianos)

2017-11-11 19_33_05-QlikView x64 - [C__tmp_median.qvw].png

Então, para dar o 0,5 teoricamente deveria ter algum outro numero (no caso 0 - zero) pois no seu caso, quando o cliente não tem pedido o count não retorna zero pois seria null (o que na realidade não calcula, não tem)

2017-11-11 19_36_01-QlikView x64 - [C__tmp_median.qvw_].png

2017-11-11 19_36_14-QlikView x64 - [C__tmp_median.qvw_].png

Então com números iguais fica igual por isto os outros mostram 1 no modelo com os seus dados que anexei.

Não sei se ajudei ou atrapalhei.....

furtado@farolbi.com.br

View solution in original post

14 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Oii Lucineide Lima,Tudo bem??

Consegue disponibilizar o qvd? dessa parte obviamente.

rogerioalmeida
Creator
Creator

Lucineide,

Poderia explicar um pouco melhor o que esta querendo, pelo que entendi você quer uma média de todas as semanas, para fazer isso você já pensou na possibilidade de utilizar o próprio campo de data no set analysis e colocar na dimensão o campo semana?

Algo parecido com isso.

Avg({$<[Ano/Mês]=, [Mês/Ano]=, Ano=, Mês =, [Data da Fatura] = {">=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),-12)) <=$(=AddMonths(max([Data da Fatura]),0))"}>}[Fatura])


Só muda para os campos que tem na sua aplicação, para funcionar é interessante que você tenha um calendário padrão.

Como criar um calendário master com mais de uma data no qlik sense?

Calendário.qvw

Com isso você poderá fazer um AVG de todos os últimos 12 meses quebrando por semana, se não for isso poderia disponibilizar o arquivo para tentar ajudar mais.


Espero ter ajudado

Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde Thiago,

Segue em anexo o arquivo qvd.

Onde inseri como dimensão as colunas, semana e cliente, e na expressão eu tenho "Pedido" e Mediana.
A coluna "Pedido" é um Count de cada pedido por Semana/Ano e a Mediana seria de todas essas semanas já calculadas.

Exe:

Semana 23Semana 24Semana 25Semana 26Semana 27
ClientesMedianaPedidoPedidoPedidoPedidoPedido
A11016481210
A2363032364044

Porém quando uso a função Median(Count(Pedido)) ele me retorna um único valor, pois ele não consegue entender que existe as quebras da semana.

No meu exemplo existem algumas tentativas comentadas onde tentei criar a expressão, porém sem sucesso.

Clever_Anjos
Employee
Employee

A função Median espera ou um campo ou uma lista retornada por um Aggr() https://help.qlik.com/en-US/qlikview/12.1/Subsystems/Client/Content/ChartFunctions/StatisticalAggreg...

Quando você faz Median(Count(Qte)) retorna nulo mesmo

Anonymous
Not applicable
Author

Francisco boa tarde,

Segue em anexo o qvd com uma nova tabela de título "Mediana Fractile", onde usei o RangeFractile como "solução" momentânea para me retornar a Mediana das colunas calculadas para cada semana.

No meu arquivo original fiz um para cada semana do ano, ou seja, 44 até o momento ... Sei que não é a forma correta, mas era o que consegui para o momento

@Thiago veja este arquivo, esta mais parecido com o original que fiz.

rogerioalmeida
Creator
Creator

Lucineide,

Para tentar ajudar fiz no seu qvw 2 objetos.

O objeto a esquerda  tem a Qtd de pedidos acumulando da menor semana a maior semana, depois eu coloquei a qtd de semanas de cada cliente, com isso fiz a media pegando a quantidade de pedidos dividido pela quantidade de semanas, fiz isso por cliente que acredito ser o seu objetivo a média por cliente.

O objeto do centro possui a quantidade por semana, como falei antes coloquei a dimensão de semana e realizei o count acredito que possa ser útil para saber quantos pedidos tem por semana sem precisar esta incluindo manualmente.

A média vai ser realizada automaticamente conforme vai aumentando a quantidade de semanas e pedidos.

Espero ter ajudado.

Anonymous
Not applicable
Author

Francisco,

Muito obrigada!

Como preciso fazer a Mediana, ou seja pegar o valor do meio dentre todas as semanas do ano atual, criar dois objetos separados acaba não atendendo.

Mesmo assim muito obrigada pela ajuda, vou tentar uma outra forma e posto aqui.

michellysodre
Contributor III
Contributor III

Olá Lucieneide,

Já tentou pelo código?

Segue em anexo o que fiz aqui rapidamente pelo que entendi.

Espero ter ajudado.

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Lucineide,

segue um modelo com o calculo, mas perceba que tem números diferentes do seu calculo (usando o rangefractile ).

2017-11-11 18_23_13-QlikView x64 - [C__tmp_Clientes.qvw_].png

O median, ele pega os dados e ordena para ai sim pegar o mediano.

2017-11-11 19_05_37-IMG_0512.PNG - Visualizador de Fotos do Windows.png

O próprio exemplo do help mostra isto no calculo.

Median - chart function ‒ Qlik Sense

Então, se colocar no Qlik os dados que estão no help, o numero bate no calculo abaixo feito no excel (ordenando.....)

2017-11-11 19_30_28-CH07_20171111_185123.xls  -  Modo de Compatibilidade - Excel.png

Então, no caso do cliente A14 que esta dando 1 e no seu 0.5 o Qlik quando tem dois numeros iguais, ele mostra o numero conforme podes observar no exemplo (Cliente Z). Os outros ele ordena e pega o mediano (ou a media dos medianos)

2017-11-11 19_33_05-QlikView x64 - [C__tmp_median.qvw].png

Então, para dar o 0,5 teoricamente deveria ter algum outro numero (no caso 0 - zero) pois no seu caso, quando o cliente não tem pedido o count não retorna zero pois seria null (o que na realidade não calcula, não tem)

2017-11-11 19_36_01-QlikView x64 - [C__tmp_median.qvw_].png

2017-11-11 19_36_14-QlikView x64 - [C__tmp_median.qvw_].png

Então com números iguais fica igual por isto os outros mostram 1 no modelo com os seus dados que anexei.

Não sei se ajudei ou atrapalhei.....

furtado@farolbi.com.br