Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
jamirjunior
Creator
Creator

Como modelar

Olá pessoal !

Tenho um modelo de dados (abaixo)

Se ler no qlik todas as tabelas separadamente ele vai associá-las pelo nome das colunas (sei que tenho que tratar as circulares).

Em alguns casos é interessante juntar duas tabelas, já no load!

Queria saber quando? porque? qual situação? devo juntar tabelas.

As melhores práticas indicam que um modelo estrela é o melhor. Mas o tabelão é muito utilizado. Geralmente uso um misto dos dois, se tivesse uma regra, um procedimento, cheklist, sei lá! algo orientar, já agradeço!

modelagem.jpg

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Existem certos padrões a serem realizados, mas a fundo você sempre precisará testar. Essa é a palavra mágica.

O melhor modelo também depende de tempo. Você tem tempo para testar? Nem sempre.... Eu sempre busco a modelagem estrela, ela nunca me deixa na mão.

Segue em anexo alguns documentos com "bê a bá" de melhores práticas.

View solution in original post

6 Replies
Thiago_Justen_

Jamir,

Eis um documento interessante acerca do teu questionamento:

http://help.qlik.com/pt-BR/sense/1.1/pdf/Carregando%20e%20modelando%20dados.pdf

Na seção (ou capítulo) 8 você encontrará boas práticas de modelagem.

Nesse link há um gráfico que descreve a experiência do usuário nas diferentes modelagens no qlikview:

Modelagem de dados eficiência | Qlik Community

Sou novato no assunto, mas creio que não há bem uma "receita" a seguir, uma vez que em alguns casos precisamos nos dispor a trabalhar com modelo floco de neves, por exemplo.

Abs e sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Thiago_Justen_

Compartilho da opinião do nicolett.yuri sobre esse respeito:

Capturar.PNG

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Clever_Anjos
Employee
Employee

Faça de 2 ou mais maneiras diferenças e compare os parâmetros de Memória x CPU x Tempo de Recarga x Tempo de Cálculo dos Objetos

afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Jamir,

teve um post que respondi isto colocando uma imagem antiga......e o HIC respondeu desta forma....

Caixa de Entrada - furtado@tecnoflex.com.br - Outlook---2018-01-04 19_56_45.png

Na opinião muito robusta dele (quase indiscutível), depende da quantidade de registros que tem nos hops.....então na realidade,        Usar ou não o CONCATENATE???

Apresentacao Completo.pptx - PowerPoint---2018-01-04 20_01_15.png

Então, se eu tiver um snowflake com muitos registros em cada hop, pode não se tornar tao performático....mas quanto menos do que o star ou big fato?   Como o cleveranjos‌ colocou, fazer e testar.  Mas a meu ver tem outros pontos tão importantes quanto a modelagem.....

Vamos supor que você fez a modelagem "perfeita" mas as datas são datetime, mesmo que não use a hora e coloque o formato para apresentar como DD/MM/YYYY (muda como apresenta mas não como armazena), campos compostos (concatenados) usados como chaves sem o autonumber por exemplo,muitos aggr ou if nas expressões entre outros podem ANULAR a boa modelagem..

Então, modelagem a meu ver seria apenas uma das partes necessárias par ter uma boa aplicação (em questão de performance e uso dos recursos da maquina).

furtado@farolbi.com.br
nicolett_yuri

Existem certos padrões a serem realizados, mas a fundo você sempre precisará testar. Essa é a palavra mágica.

O melhor modelo também depende de tempo. Você tem tempo para testar? Nem sempre.... Eu sempre busco a modelagem estrela, ela nunca me deixa na mão.

Segue em anexo alguns documentos com "bê a bá" de melhores práticas.

Thiago_Justen_

Jamir,

Alguma das respostas acima esclarece sua dúvida?

Se sim,  não deixe de fechar a thread.

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago