Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Gráficos de índices - base acumulada

Boa tarde!

Gostaria de fazer um gráfico de índices (base 100).

Tenho uma dimensão de data e uma de segmentos, ou seja, uma data tem N segmentos.

Esses segmentos têm efeitos sazonais, então preciso fazer um índice a partir do acumulado, não do valor do mês.

Imaginando dados de 2015 até 2017, tendo base 2015, eu queria que:

jan'16 = jan'16/jan'15*100,

fev'16 = jan+fev'16/jan+fev'15*100, e por aí em diante, removendo assim o fator sazonal dos fatores.

Esse guia aqui é muito bom e funciona quando os índices não têm fatores sazonais. Segue uma imagem de como fica meu gráfico com ele, vê-se claramente os efeitos sazonais nessa linha rosa.

Capture.PNG

O código para esse gráfico é:

=Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg)/

(sum(total <Segments>{$< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} if(monthname(Date_SEG)=monthname(min(total Date_SEG)),VolSeg))/100)

Nesse outro guia, usar a função top também funciona, mas como tenho uma "subdimensão" da data (segmentos), então a função acaba considerando meu primeiro segmento como base, como podemos ver nessa outra imagem abaixo.

Capture.PNG

O código para esse gráfico é:

=Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg)/

top(Sum( {1< Date_SEG={">=$(=YearStart(Date_SEG))<=$(=max(Date_SEG))"}>} VolSeg))*100


(adicionar "total <Segments>" não ajudou no caso da função top.


Agradeço qualquer ajuda possível!

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Montei um exemplo de AsOf para você, contendo YTD e LYTD

Acho que vai ficar mais fácil para você adaptar ao seu modelo.

OBS: Lembre-se que com a utilização do AsOf, você deverá modificar todas as expressões do seu painel, para identificar qual o calendário que vai usar.

View solution in original post

6 Replies
nicolett_yuri

Arthur, eu montaria essa lógica através de um Calendário AsOf. Entendo que sua regra será sempre:

[Acumulado até o mês selecionado] / [Acumulado até o mês selecionado do ano anterior] * 100

Da uma olhada nesse post:

Re: Dúvida com fórmula

Me informe caso tenha alguma dúvida

nicolett_yuri

Montei um exemplo de AsOf para você, contendo YTD e LYTD

Acho que vai ficar mais fácil para você adaptar ao seu modelo.

OBS: Lembre-se que com a utilização do AsOf, você deverá modificar todas as expressões do seu painel, para identificar qual o calendário que vai usar.

Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia, Yuri, obrigado pela resposta.

Vou tentar implementar aqui mas, em teoria, eu teria só um ano base (no meu caso é 2013, então todos teriam como referência 2013 e não o ano anterior). Isso mudaria a expressão?

Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia, Yuri.

Obrigado novamente pela resposta, entendi o problema e modifiquei um pouco sua solução para criar meus índices.

Super obrigado!

nicolett_yuri

A expressão não muda em nada, pois na lógica do script tem a verificação dos anos.

nicolett_yuri

Show!