Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ivanilsonn
Contributor II
Contributor II

Mudar "Objeto de texto" por meio de variação de meta

Capturar.PNG Pessoal, 

Preciso de um "help",  criei um campo que o 70% (está arrendondado)  é a minha eficiência realizada e abaixo a variação que teve da meta. E,  a meta nesse caso é 78%.

O problema é o seguinte essa seta vermelha (é uma imagem que coloquei) queria que variasse também caso atingíssemos a meta. Ou seja, ficaria uma seta verde  (seria uma imagem) na posição contrária.

E o segundo problema é se consigo fazer a mesma mudança de cor também nessa eficiência realizada.

Agradeço desde já.

Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Você pode usar o modelo dele (setando variáveis) ou pode usar somente o conceito.

Usar um Gauge com textos para construir o seu KPI e usar CHR() para montar a seta (nesse caso você consegue colorir)

Talvez no seu caso use altere apenas o seu texto da seta para ao invés de usar uma imagem usar os caracteres unicode (você consegue fazer cor condicional)

▲▼

Leitura: Replacing images with Geometric Shapes as visual cues

View solution in original post

15 Replies
Clever_Anjos
Employee
Employee

  • É em Qlikview mesmo?
  • Que componente você utilizou para montar esse KPI?
  • É possível anexar o seu modelo?
Thiago_Justen_

Se for em Sense, eis algo interessante que pode ser aplicado ao teu projeto:

Conditional Performance Indicators in Tables using HTML Unicode Chr() Values

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
ivanilsonn
Contributor II
Contributor II
Author

Desculpe não ter especificado mais Thiago. Usamos o Qlikview 11.

ivanilsonn
Contributor II
Contributor II
Author

  • É o Qlikview 11
  • Sou leigo no assunto quando você fala de componente seria especificamente o que Clever ?
  • Vou preparar aqui já envio.
Thiago_Justen_

Imagina Ivanilson, eu também não perguntei, apenas presumi. Falha nossa hehe.

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Clever_Anjos
Employee
Employee

você montou com objetos de texto, correto?

Passei um link que faz usando um "gauge", fica bem melhor e mais organizado

ivanilsonn
Contributor II
Contributor II
Author

Clever, 

Deixa eu ver se entendi.

Eu tenho que criar "variáveis" com os indicadores que quero mostrar. Exemplo: vG.kp1 = 70% |

Esse script abaixo é de ativação ?

script.PNG

mauroponte
Creator II
Creator II

Ivanilson,

Estou anexando um QVW de exemplo. Abra e qlik na lista de Itens no Item 1 e depois no item 2 e veja se o efeito nas cores dos KPIs e na seta é o mesmo que voce deseja na sua aplicação.

Caso seja o efeito que voce deseja analise as seguintes configurações:

1-Nos KPIs, que na verdade são objetos tipo Texto com formulas, analise na aba fonte, clicando no botao de cores a expressão condicional que define a cor pelo valor. Nesse caso estou comparando o realizado com a meta. Se o realizador for maior estou executando a função green() que chama a cor verde, senao chamo a função red() que define a cor vermelha para o texto definido para o objeto. isso faço para os 3 KPIs.

configura cores.png

2-Para a seta eu posso fazer de 2 jeitos:

2.1-Posso utilizar imagens internas do qlikview. Para isso adicionei um Objeto texto com a expressão da imagem abaixo. Repare que a condição do IF() é a mesma que a das cores dos KPIs, porem aqui eu utilizo para definir a expressão do objeto texto. Caso a expressão retorne verdadeiro ,isto é, caso o valor do realizado seja maior que o valor da meta,o objeto ira exibir a imagem interna de uma seta verde para cima, caso contrario irá exibir a imagem interna de uma seta vermelha para baixo.

Para acessar as imagens posicione o cursor na posição onde deseja inserir o endereço da imagem, clique no botao Avançado, procure a imagem desejada e click nela que  endereço irá ser colocado na posição onde o cursor foi posicionado.

configura setas.png

Caso nenhuma imagem padrão seja satisfatória voce pode inserir imagens externas para utiliza-las. Para Isso utilize o comando Bundle Info com um load. No final script de carga utilize o comando como no exemplo abaixo:

Bundle info LOAD * INLINE [

ImagemID,Caminho_Imagem

Nova_Seta,C:\QlikView\Nova_Seta.jpg

];

Esse comando deve ter 2 colunas. A primeira linha contem o nome do campo que identifica cada imagem, e o e o nome do campo que contem o caminho onde as imagens que devem ser inseridas estão localizadas, mais o nome de cada arquivo de imagem que se deseja inserir. no caso do exemplo estou inserindo uma imagem, que será identificada internamente como Nova_Seta, sendo que ela esta localizada em C:\QlikView\Nova_Seta.jpg. Se quisesse inserir outras imagens deveria somente acrescentar no comando linhas com os identificadores e os caminhos de cada imagem.


Feito isso deve ser feita uma recarga. Feita a recarga volte ao editor de expressão do objeto texto onde deseja trabalhar com a imagem incluida, clique em imagem e avançado. Em grupo de imagem selecione para o nosso exemplo ImagemID, ou o nome que voce definiu para o campo do identificador das imagens e repare que as imagens que voce definiu no script estão disponiveis para utilização.


configura setas 2.png

2.2 - Nessa opção eu posso utilizar imagens unicas e fixas para cada objeto texto, combinado com condicionais de exibição de cada objeto, para isso, considerando o efeito que entendi que voce deseja para as setas, voce precisa primeiro criar 2 objetos texto definindo para a imagem do primeiro uma seta verde para cima, No meu caso eu tenho no meu HD a imagem que desejo e defini como na imagem abaixo. Eu tambem tenho no meu HD uma imagem de uma seta vermelha para baixo, para qual criei outro objeto texto de maneira identica a imagem abaixo, mudando somente o arquivo da imagem, ficando assim com os dois objetos textos exibindo as duas setas.

cinfiguraimagem.png

em seguida preciso configurar a condição na qual deve ser exibida a seta verde. No objeto da seta verde, na aba layout defini realizado maior ou igual a meta como condição para exibição. Veja a imagem abaixo na seção MOSTRAR.

Fiz a mesma coisa no objeto que mostra a seta vermelha, porem inverti o sinal da condição para realizado menor que meta.

Repare nas posições 2 e 3 quando alterno a seleção entre os itens 1 e 2. Quando seleciono o item 1 com variação negativa a seta vermelha aparece na posição 2 e a verde some. Se seleciono o item 2 com variação positiva a seta vermelha da posição 2 some e a verde na posição 3 aparece.

condicaoimgem.png

Se voce reparar na posição 1 quando eu alterno entre os itens 1 e 2 ocorre uma alternância entre seta vermelha e seta verde. Na verdade o que eu fiz foi duplicar os objetos que contem as setas nas posiçoes 2 e 3, e reposicionar as duas copias abaixo da posição 1, com o mesmo tamanho e exatamente na mesma posição, assim vai aparacer uma ou outra na mesma posição dependendo da condição calculada para a seleção atual. coloquei tambem nas posições 2 e 3 somente para mostrar o efeito.

Espero que as informações te ajude a atender a suas necessidades.

Caso necessite estamos a disposição para ajudar.

Att.,

Mauro Ponte