Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
antoniodneto
Creator II
Creator II

Fórmula Rankear Maior e Menor

Pessoal,

Boa tarde.

Um tempo atrás vocês me ajudaram a criar uma fórmula para Rankear o MAIOR e PIOR mês para uma série de faixas.

rankear.png

Nessa situação eu utilizei a fórmula

='+' & max(aggr(if(rank(sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1),4)=1,DATA_BASE),DATA_BASE))

& chr(10) &

'-' & min(aggr(if(rank(-(sum(-RISCO_C_11_14 + -RISCO_D_15_30)/Sum(-RISCO_EM_DIA_LAG1)),4)=1,DATA_BASE),DATA_BASE))


Essa é referente a primeira faixa.

Minha dúvida é como fazer também para incluir o valor da conta que é percentual, não exibir somente o mês mas também o valor correspondente a esses meses.

Obrigado pela ajuda pessoal!

Abraço

Labels (1)
17 Replies
Thiago_Justen_

Antonio,

Se entendi bem, me parece que a questão é apenas concatenar o valor a esta expressão, correto?

Se sim, use essa expressão acima (que você já possui) e:

& ' ' & num (EXPRESSAO_USADA_PARA_CALCULO_VALOR_CONTA,'#,##0.00%')


Isso considerando que seu valor seja menor ou igual a 1. Se você possui esse cálculo de valor da conta e o resultado vai de 0 a 100, sugiro simplesmente isso:


& ' ' & (EXPRESSAO_USADA_PARA_CALCULO_VALOR_CONTA)& '%'

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
antoniodneto
Creator II
Creator II
Author

Thiago,

Se eu utilizei a fórmula no lugar certo ficou desse jeito.

rankear2.png

Porém eu acredito que esteja fazendo a conta em cima da base inteira não especificadamente para os meses rankeados. Utilizei assim a fórmula

='+' & max(aggr(if(rank(sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1),4)=1,DATA_BASE),DATA_BASE))

& chr(10) & ' ' & (sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1)) & '%' &

'-' & min(aggr(if(rank(-(sum(-RISCO_C_11_14 + -RISCO_D_15_30)/Sum(-RISCO_EM_DIA_LAG1)),4)=1,DATA_BASE),DATA_BASE))

& ' ' & (sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1)) & '%'


Fiz algo errado. E outra coisa como faria para colocar ele na escala de percentual corretamente?

Abraço

Thiago_Justen_

Antonio,

Substitua tua fórmula por essa:

='+' & max(aggr(if(rank(sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1),4)=1,DATA_BASE),DATA_BASE))

& chr(10) & ' ' &num( (sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1)) ,'#,##0.00%') &

'-' & min(aggr(if(rank(-(sum(-RISCO_C_11_14 + -RISCO_D_15_30)/Sum(-RISCO_EM_DIA_LAG1)),4)=1,DATA_BASE),DATA_BASE))

& ' ' & num((sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1)) ,'#,##0.00%')


Acho que deve funcionar

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
antoniodneto
Creator II
Creator II
Author

Thiago deu certinho!! Porém ele continua mostrando os valores da base inteira, não respectivamente de cada mês rankeado. Alguma ideia?

Thiago_Justen_

Tens como mandar um app de exemplo?

Outra coisa, e essa a mais importante: Qual o resultado que você espera? (talvez não eu não esteja entendendo)

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
antoniodneto
Creator II
Creator II
Author

Thiago, então eu não consigo exportar o APP para usar como exemplo, está travado aqui no trabalho.

Então seguinte na fórmula ele rankea o MAIOR + e o MENOR - ele interpreta de acordo com o cálculo ou seja o mês 201701 é o maior valor e 201612 é o menor. o Valor de 201701 pela conta é 4,7% e 201612 é 3,1%.

Seria algo como rankear também esse percentual que você me ajudou a colocar agora.

antoniodneto
Creator II
Creator II
Author

Será que eu fui claro?? Rsss

Tentei de novo exportar aqui o arquivo, mas a segurança aqui bloqueia.

Obrigado Thiago

Thiago_Justen_

No print que você disponibilizou tem como você "escrever" ao lado qual seria o resultado esperado?

E ainda, qual a expressão usada para o cálculo percentual no seu caso?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
antoniodneto
Creator II
Creator II
Author

Sim, entao ficaria assim por exemplo:

11 a 30 dias - + 201701  4,7% / - 201612 3,1%

O cálculo é o mesmo que eu usei para encontrar os meses que é o (sum(RISCO_C_11_14 + RISCO_D_15_30)/Sum(RISCO_EM_DIA_LAG1


Pela fórmula que vc me ajudou ficou

11 a 30 dias - + 201701  3,8% / - 201612 3,8% como se ele tivesse aplicando a fórmula para a base inteira não somente para esses meses rankeados.


Abraço