Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Porcentagem valor acumulado

Boa tarde,

Por gentileza poderiam me ajudar?

Preciso incluir na minha tabela dinâmica uma coluna que mostre o acumulado em porcentagem de 0% a 100%:

Preciso também realizar um tratamento no campos que estão com 0 como resultado (exemplo valor total, valor acumulado).

valor acumulado.png

Segue anexo o qvw.

Obrigada!

Atenciosamente,
Marilda.

16 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Bom dia Thiago,

Esse calculo na expressão não funcionou.

Vou fazer o que vc falou, para criar as expressões no script, estou tendo a oportunidade de mexer no Qlikview agora, não tenho muito conhecimento. Estou na duvida de como incluir variáveis que eu criei na configuração no script ou criar uma direto no script e também incluir a seguinte expressão:

sum ({$<ANO_MES={'$(var_maiormes)'}>} QTD_CONSUMO) +

sum ({$<ANO_MES={'$(var_2mes)'}>} QTD_CONSUMO) +

sum ({$<ANO_MES={'$(var_2anteriormes)'}>} QTD_CONSUMO)

Por gentileza, vc poderia me ajudar?

Thiago_Justen_

Para criar as variáveis direto no script você pode usar o  SET ou o LET (acho mais adequado no seu caso):

LET nome_da_variavel = expressao_usada;

O Let avalia e calcula a expressão do lado direito da igualdade. Enquanto que o Set retorna a literal da expressão. Exemplo:

Let vSoma = 2+8; //retorna 10

Set vSoma = 2+8; //retorna 2+8 (literal)

Importante salientar que o set analysis não pode ser usado no script e portanto as expressões acima deverão ser criadas na UI.

Documentação:

https://help.qlik.com/pt-BR/sense/1.1/Subsystems/Hub/Content/Scripting/ScriptVariables.htm

Abs e Sucesso!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Obrigada pela orientação das variaveis.

O problema é que tenho que usar o set analysis, pois preciso do calculo de 3 meses dependendo da seleção, ai estou com duvida de como colocar a expressão do valor total no script e calcular o acumulado e a %.

Valor total: [CUSTO_ATU]*[Média]

O [CUSTO_ATU] é um campo da tabela do banco de dados e a [Média] é resultado de expressões na UI.

Thiago_Justen_

Qual a expressão usada para o campo [Média]?

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Média: (Resultado/3)

Resultado:

=sum ({$<ANO_MES={'$(var_maiormes)'}>} QTD_CONSUMO) +

sum ({$<ANO_MES={'$(var_2mes)'}>} QTD_CONSUMO) +

sum ({$<ANO_MES={'$(var_2anteriormes)'}>} QTD_CONSUMO)

Ou

Column(1) + Column(2) + Column(3)

Thiago_Justen_

Quais as expressões das 3 variáveis usadas: var_maiormes,var_2mes e var_2anteriormes?

Porque o que você faz é basicamente:

sum ({$<CAMPO_DATA={">=$(=AddMonths(Max(CAMPO_DATA),-3))"}>} CAMPO_VALOR)


Essa expressão soma o CAMPO_VALOR nos últimos 3 meses com base na maior data de sua base.

Ex.:: Maior data da base: 01/03/2018. Nessa expressão você somaria valores desde 01/12/2017.



Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
Anonymous
Not applicable
Author

Isso, isso mesmo.

Meu maior problema é o valor acumulado, porem com a expressão que vc passou funcionou corretamente, ele só não corta por grupo, e a porcentagem que ainda não funcionou as expressões.

Tentei realizar um teste mas ainda não funcionou corretamente:

acumulado/If(Top(GRUPO)=GRUPO,RangeSum(Above(total [acumulado],0,RowNo(total))))

Seguem as variaveis:

var_maior = max(ANO_MES)

var_2mes = var_maiormes-1

var_2anteriormes = var_2mes-1