Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
freitaspe
Contributor
Contributor

Somar Valores Mes Anterior

Olá,

Estou Tentando somar como quantidades e Valores do mes anterior para COMPARA-los e dificuldades Tenho.

print1.JPG

Consegui Fazer fazer Mes Atual usando um Seguinte Expressão:

Coluna Qtd mar 2018

= 'Qtd' & vMes1 (Rótulo)

= Se (Sum ({$ <Mes = { "$ (vMes1)"}, Ano =, Mes =>} (QUANTIDADE)) <= 0,0, Sum (QUANTIDADE)) (Expressão)

Coluna C.Efetivo mar 2018

= 'C. Efetivo '& vMes1 (Rótulo)

= Se (Sum ({$ <Mes = { "$ (vMes1)"}, Ano =, Mes =>} (CUSTO_EFETIVO)) <= 0,0, Sum (CUSTO_EFETIVO)) (Expressão)

criadas Variáveis:

vMes1 = monthname (vPeríodoAtual)

vPeríodoAtual = data (se (GetSelectedCount (Mes) = 1 e GetSelectedCount (OAN) = 1, monthend (makedate (Ano, Mes)), hoje ()), 'DD / MM / AAAA')

Como faço para Fazer o CUSTO_EFETIVO fazer Mes anterior ????

3 Replies
Thiago_Justen_

Se você tiver um campo data no formato dd/mm/yyyy:

Sum ({<Data={">=$(=AddMonths (MonthStart(Today ()),-1))<=$(=AddMonths (MonthEnd (Today ()),-1))"}>}CUSTO_EFETIVO)

Ou, pode usar o campo mês:

Sum ({<Mes={"$(=Month (Today ())-1)"}>}CUSTO_EFETIVO)

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
freitaspe
Contributor
Contributor
Author

OlaThiago,

Meu formato de data esta dd/mm/yyyy

Utilizando a primeira expressão trouxe o resultado do mês selecionado e não o somatório do custo efetivo do mês anterior a seleção do filtro.

print1.JPGprint2.JPG

Foi selecionado o mês de Fevereiro e deveria ter trazido a soma de quantidade (coluna1) e custo efetivo(coluna2) referente ao mês de Janeiro, correto?

Não funcionou !!!  Testei tambem Sum ({<Mes={"$(=Month (Today ())-1)"}>}CUSTO_EFETIVO) mas não funcionou.

Thiago_Justen_

Andre, nossa expressão "fixa" por assim dizer, o mês anterior ao corrente (nesse caso ficaria fixado ao mês de março). Já que você precisa de algo mais específico, faça assim:

Mês Anterior ao Selecioando:

Sum ({<Data={">=$(=AddMonths (MonthStart(Data),-1))<=$(=AddMonths (MonthEnd (Data),-1))"}>}CUSTO_EFETIVO)


Aqui substituo o today() por seu campo de data.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago