Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
fabio_vallone
Creator
Creator

Ordenação fixa na tabela

Bom dia, amigos!

Eu tenho um gráfico > tabela simples no meu painel, onde permito que o usuário selecione ou retire dimensões e medidas da tabela, através de uma lista de opções feitas por InLine, e condicionais em cada dimensão e em cada expressão, onde o usuário clica para mostrar a coluna, e desmarca para ocultar a coluna.

Ficou bem bacana o resultado, porém estou com um (sério) problema: quando o usuário manipula a tabela (seleciona/oculta dimensões ou medidas), o Qlik desfaz o meu critério de prioridades de "ordenação" da planilha; deixa eu dar um exemplo:

Tenho uma tabela que possui:

- Código do produto, Nome do produto, Tipo do produto (dimensões) e

- Qtde vendida, Valor das vendas (medidas).

O usuário pode selecionar na tabela, por exemplo, só ver o "Código do produto" e o "Valor das vendas", então ele marca estes dois itens na lista, e a tabela se ajusta.

Só que, se eu deixei por padrão o Qlik ordenar a tabela por "Qtde vendida", e depois por "Valor das vendas", na hora que o usuário manipula a tabela, o Qlik muda a prioridade das colunas para a ordem dos campos, ou seja, ele vai ordenar tudo pelo "código do produto", que é o primeiro campo da tabela, mesmo sendo um campo de dimensões.

Como tenho "n" campos de dimensões e "n" campos de medidas, queria saber se é possível eu fixar a ordem de classificação da tabela, por exemplo: para qualquer seleção que o usuário faça nas dimensões e medidas, o Qlik SEMPRE ordene pela minha prioridade de medidas e, se a medida em questão estiver oculta, ele pule para a próxima, pois sempre terá pelo menos 1 medida selecionada na tabela.

Alguém sabe como eu poderia fazer isso?

Segue exemplo anexo para facilitar o entendimento do problema. Grato.

Labels (1)
11 Replies
fabio_vallone
Creator
Creator
Author

Marco,

O Márcio fez a mesma observação que você, abaixo, e resolvi testar todas as possibilidades... reparei que o problema da aparente "bagunça" do Sort estava realmente quando eu ordenava de maneira interativa alguma coluna! Sem mexer nas ordenações iniciais, e tirando o sort interativo, eu consigo obter o resultado que desejo! Então marquei sua resposta como correta, muito obrigado!! Abraço.

marco_almeida
Creator II
Creator II

Sucesso então

Grupo Telegram Qlik Brasil: https://t.me/joinchat/AeRmnUmcxQ02L00g3x-HtQ