Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulinhok14
Creator
Creator

Expressão não considera dimensão em tabela dinâmica

Pessoal bom dia!

Estou tentando fazer uma média ponderada em uma tabela dinâmica e a expressão não obedece as dimensões da tabela, os valores se repetem para todos os Clientes, exemplo do problema:

media cliente.png

A expressão que utilizo pra calcular a média ponderada é:

=sum(total {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification) * Core, Core ) ) /  sum(total {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification), Core ) )

Em outro objeto de texto, a expressão funciona perfeitamente e ao aplicar os filtros de Customer os valores são recalculados lá.

Inclusive, se eu filtrar algum cliente, o valor exibido na tabela é o correto, exemplo:

valor correto.png

Eu tentei incluir a quebra na expressão através de <[Customer Name]> na frente do identificador TOTAL da função sum, assim a expressão fica:

=sum(total <[Customer Name]> {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification) * Core, Core) ) /  sum(total <[Customer Name]>   {<[Validacao Core] = {1}>}  Aggr( Count (Notification), Core) )

Porém desta maneira, alguns valores ficam nulos e outros clientes apresentam valores que não fazem sentido, como mostra a foto abaixo, alguma sugestão em onde eu estou errando?

com customer name.png

Em adendo, gostaria também de fazer um cálculo de desvio padrão dessa média ponderada, os conceitos a serem aplicados são os mesmos da solução pra esse problema?

Labels (3)
1 Solution

Accepted Solutions
paulinhok14
Creator
Creator
Author

4 Replies
ftataides
Contributor II
Contributor II

Cara eu não sei se vai te ajudar, mas quando eu precisei fazer uma média ponderada no sense eu utilizei a seguinte expressão:

Sum({<Year={$(=Max(Year))}>}Prazo*Receita)/Sum({<Year={$(=Max(Year))}>}Receita)

Onde meu objetivo era identificar o prazo médio ponderado nas vendas de acordo com o período filtrado.

Não sou expert no assunto, mas talvez a formula possa lhe servir de inspiração para resolver seu problema. rs

paulinhok14
Creator
Creator
Author

Flávio obrigado pela resposta!

Teoricamente estamos utilizando o mesmo método de cálculo, onde vc faz Prazo*Receita / Receita, eu faço Count(Notification)*Core / Count (Notification).

A diferença entre nossas expressões está no set analysis onde vc coloca como premissa que o cálculo seja feito em cima do maior valor de Ano, e no meu set tenho um validador pra pegar Cores positivos.

Tentei fazer algumas readaptações pra testar mas não deu certo

Ainda assim obrigado pela ajuda!

Aproveitando o gancho, você calculou o desvio padrão?

ftataides
Contributor II
Contributor II

Bom dia Paulo, não calculei brother.

paulinhok14
Creator
Creator
Author

Pergunta respondida em outro fórum:

Expression not considering dimensions in Pivot Table