Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Projeção de vendas

Pessoal, boa tarde!
Gostaria que vocês me dessem umas dicas, referente a que maneira eu poderia fazer uma análise no qlikview para projetar as vendas.

Alguém já fez algo parecido que poderia me dar umas idéias?


De repente algo em que através dos meses anteriores eu projeto os próximos meses, utilizando-se do ano anterior e atual?

Alguém tem alguma dica?

Desde já agradeço a ajuda de todos!

Abs,

Juliana Holstein.

1 Solution

Accepted Solutions
Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde,

Há várias maneiras para isso. A idéia principal seria ,por exemplo, em uma projeção para o próximo mês, multiplicarmos a venda do último mês pela porcentagem de crescimento mensal do último período ( ano, semestre...).

Porém a várias particularidades de cada empresa, é interessante também analisar o mesmo mês , nos últimos 2 anos, pois a maioria das empresas tem picos de vendas em determinados períodos do ano.

Uma dica de análise simples e que fica legal, é vc montar um gráfico de vendas por um período ( ano, mes, mes/ano, dia) e nesse gráfico marcar a opção linear na aba de expressões la embaixo.

essa opção desenha uma linha no gráfico com a crescente daquele período.

Abraço

Rodrigo Silvestre

View solution in original post

14 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

Boa tarde,

Há várias maneiras para isso. A idéia principal seria ,por exemplo, em uma projeção para o próximo mês, multiplicarmos a venda do último mês pela porcentagem de crescimento mensal do último período ( ano, semestre...).

Porém a várias particularidades de cada empresa, é interessante também analisar o mesmo mês , nos últimos 2 anos, pois a maioria das empresas tem picos de vendas em determinados períodos do ano.

Uma dica de análise simples e que fica legal, é vc montar um gráfico de vendas por um período ( ano, mes, mes/ano, dia) e nesse gráfico marcar a opção linear na aba de expressões la embaixo.

essa opção desenha uma linha no gráfico com a crescente daquele período.

Abraço

Rodrigo Silvestre

Not applicable
Author

Olá Rodrigo, bom dia!

Obrigada pela resposta. Posso te fazer algumas perguntas sobre o que você já me falou?

1) Quando você fala em % de crescimento mensal do último período(ano, semestre), podes me dar um exemplo?

Você pega janeiro/2012 e multiplica por exemplo com o que? Soma as últimas vendas do semestre e faz uma média?

2) A questão que você comentou sobre a sazonalidade de vendas em período é realmente interessante e faz sentido. Neste caso como você faria, somaria por exemplo jan/2012 e jan/2011 e projetaria fevereiro?
Ou somaria jan/11 e jan/10 para projetar jan/12?  Como faria, vc analisaria quanto cresceu por exemplo, jan/2011 em relação a jan/2010 e projetaria para jan/12?

3) Quanto ao gráfico acho legal montar este tipo de gráfico, mas neste caso eu não conseguiria projetar o próximo mes ne? A idéia do usuário é que eu consiga mostrar uma projeção de quanto ele tem que vender nos próximos meses..


Desde já agradeço sua ajuda!


Abs,

Juliana.

A

Anonymous
Not applicable
Author

Ok.. vamos lá então...

1) a média de meses do período, menos o valor do primeiro mês (ex: média de jan a dez - jan) esse seria o crescimento total daquele período. Dividindo pelo número de meses do período ( no caso do exemplo 12 meses) você obtem a média mensal desse crescimento. (isso pode ser feito em porcentagem também)

2)  há 2 maneiras: a primeira seria como vc falou ( vamos usar o mês de fev , por exemplo) ... através do crescimento de fev/09 para fev/10 para fev/11, você projetaria fev/12...

a outra maneira seria através do crescimento de jan - fev dos anos anteriores ...  essa porcentagem de crecimento multiplicaria pelo valor de jan atual.

3) Se você fizer o que foi dito no passo 1 e 2, no script, é possível você criar uma tabela ( projeção) com as vendas dos meses futuros. Criando um campo para diferenciar a tabela projeção e atual, você pode no gráfico diferenciar por cor. Acredito que ficaria bem legal.

Abraço

Rodrigo Silvestre

Not applicable
Author

Olá Rodrigo,
Se não for pedir demais, você pode me dar mais uma ajuda?
Em anexo tenho um .qvw com uma tabela de faturamento com valor de ano, mes e valor com os anos de 2010 e 2011.

Será que podes complementar esse arquivo que mandei de exemplo, com algum informações práticas, desta que você citou no texto anterior?

Desde já agradeço sua ajuda!
Como sou nova no Qlikview, algumas coisas ainda fico um pouco perdida.. Até pegar todos os macetes.. vai demorar.

Abraço,

Juliana

Not applicable
Author

Olá Rodrigo, boa tarde!
Poderias me dar um exemplo de como fazer um script para que eu consiga calcular :

1) a média de meses do período, menos o valor do primeiro mês (ex: média de jan a dez - jan) esse seria o crescimento total daquele período. Dividindo pelo número de meses do período ( no caso do exemplo 12 meses) você obtem a média mensal desse crescimento. (isso pode ser feito em porcentagem também)

2)  há 2 maneiras: a primeira seria como vc falou ( vamos usar o mês de fev , por exemplo) ... através do crescimento de fev/09 para fev/10 para fev/11, você projetaria fev/12...a outra maneira seria através do crescimento de jan - fev dos anos anteriores ...  essa porcentagem de crecimento multiplicaria pelo valor de jan atual.

A idéia que você sugeriu de criar uma tabela ( projeção) com as vendas dos meses futuros, criando um campo para diferenciar a tabela projeção e atual e depois diferenciar no gráfico com cor, achei super legal.

Só preciso de ajuda para fazer este script?
Consegues me passar um modelinho rapido? Utilizando um campo ano, mes, dia e valor?

Desde já eu te agradeço,
Juliana.

Anonymous
Not applicable
Author

Olá Juliana,

Dei uma olhada aqui, mas não achei nenhum exemplo disso e infelizmente estou sem tempo para montar um.

O que eu lhe apresentei é apenas a idéia, dando algumas sugestões, mas como eu falei, a várias outras maneiras de se projetar uma venda.

Tem vários materias na internet com formulas e exemplos de projeção que podem ser aplicados no QlikView.

Att

Rodrigo Silvestre

Not applicable
Author

Olá Rodrigo, bom dia!
Tudo bem, compreendo.

Só uma dúvida rapidinha, se eu quiser somar em uma coluna por exemplo:

O valor do mes anterior como posso fazer usando set analysis.
Por exemplo tenho a coluna dos meses:

jan       

fev

mar

abr

mai

jun

...

na coluna de janeiro quero pegar o valor de realizado de dezembro do ano anterior e na coluna de fevereiro o realizado de janeiro. Quero colocar sempre o realizado do mes anterior

Desde já grata pelas dicas.

Abraço,
Juliana.

Anonymous
Not applicable
Author

set analysis para o o mês anterior (usando um campo mês numérico😞

sum( {1<mês = {$(=mês - 1)}>} Valor)


Porém acredito que o above ja resolve seu problema...tente colocar

above(valor,1)


Not applicable
Author

Rodrigo, uma perguntinha rápida:


Fiz o cálculo do crescimento do período

((media do ano(jan a dez) - jan)  / 12.

Exemplo:

Média: 27.562,08

Jan: 12.873,46

Dividindo: media/jan = 14.778,62

este resultado dividido por 12 = 1.231,55  . Este então é a média mensal do crescimento.

Agora falando em percentuais só uma dúvida, eu divido os 1.231,55  pelo valor que deu a divisao media/jan (14.778,62) ou pelo valor de janeiro (12.873,46).?

Desculpe o incomodo.

Agradeço, desde já!

Abs,
Juliana.